O .PT e a Polícia de Segurança Pública assinaram um protocolo de cooperação que visa aumentar as «capacidades nacionais de cibersegurança, prevenção e combate à cibercriminalidade» e, assim, promover um ciberespaço mais seguro para os cidadãos e as empresas nacionais.
A parceria prevê a troca de conhecimento entre as entidades com formação e qualificação de recursos humanos, criação de ferramentas específicas de apoio à investigação e outras iniciativas conjuntas.
Luisa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho Directivo da entidade responsável pela gestão do domínio de topo português .pt salienta que «proteger os cidadãos e as empresas portuguesas no ciberespaço é uma responsabilidade que o .PT assume com grande seriedade» e que «a sinergia e a troca de expertise» com a PSP será «um passo fundamental na construção de um futuro digital mais seguro para todos».
Já de acordo com o Superintendente Pedro Gouveia, director nacional adjunto da Polícia de Segurança Pública, esta polícia «necessita de capacitar os seus recursos humanos com as mais recentes técnicas e ferramentas que permitam a sua actuação no ciberespaço e no combate ao cibercrime». Como tal, a parceria «permitirá o acesso a conhecimento especializado e a ferramentas cruciais para o desempenho eficaz das funções da PSP no combate à cibercriminalidade».