Alterações aplicadas a um software de segurança e aos serviços cloud da Microsoft estão a causar problemas informáticos em todo o mundo

Problemas num software de segurança e nos serviços de cloud da Microsoft, estão a causar interrupções nos serviços de várias entidades em todo o mundo.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Desde a noite passada que computadores Windows pertencentes a várias entidades grandes e pequenas em todo o mundo estão a mostrar ecrãs azuis, os famosos ‘Ecrãs Azuis da Morte’ ou BSOD. Aparentemente, o problema está a ser causado por um componente, denominado Falcon Sensor, pertencente a um software de segurança para servidores chamado CrowdStrike. Para ajudar ainda mais, os serviços de cloud Azure também estão a sofrer interrupções, que, aparentemente, não estão relacionadas com o problema com o software CroudStrike.

O problema que está a afectar muitas empresas em todo o mundo, como companhias aéreas, estações de TV, bolsas de valores está relacionado com um ficheiro de um componente do software de segurança CrowdStrike, designado Falcon Sensor.

De acordo com o site da Crowdstrike, o Falcon Sensor: “bloqueia ataques nos sistemas enquanto capta e grava as actividades no sistema para detectar rapidamente ameaças.”

Entre as vítimas deste problema estão a organização do Jogos Olímpicos de Paris, as companhias aéreas United, Delta e American Airlines, a operadora de telecomunicações australiana Telstra, aeroportos nos Reino Unido e Índia, a Sky TV e BBC

Um responsável da CrowdStrike confirmou que o problema foi mesmo causado por um “ficheiro de canal danificado” e a empresa sugeriu uma resolução para o problema das máquinas mostrarem ecrãs azuis. Infelizmente, a resolução tem de ser aplicada manualmente a cada computador individual, o que pode demorar muito tempo.

Ao mesmo tempo, a Microsoft anunciou que os serviços de cloud Azure, que suportam muitas aplicações, incluindo o Microsoft 365, estão com interrupções que se ficaram a dever a uma alteração na configuração aplicada aos serviços. Essa alteração causou uma interrupção na comunicação entre os recursos de computação e os de armazenamento de dados, que estão a causar problemas na utilização de aplicações.

Exit mobile version