Jogos de software livre

Quando falamos em software livre, normalmente pensamos em software utilitário, como sistemas operativos baseados em GNU/Linux, navegadores de Internet, editores de texto ou de multimédia. Mas há também software livre no campo do entretenimento: jogos livres.

Por: Hugo Peixoto
Tempo de leitura: 4 min

Estes videojogos são normalmente desenvolvidos por comunidades voluntárias, sem qualquer intenção de comercialização. O licenciamento livre garante que, mesmo que a equipa original deixe o projecto, este possa continuar a ser actualizado, seja para adicionar novas funcionalidades ou para garantir a compatibilidade com versões novas dos sistemas operativos. Outra vantagem tem que ver com o facto de as comunidades poderem, muito mais facilmente, personalizar e publicar mods para os jogos, dado terem acesso ao código-fonte e não haver restrições na distribuição. Estes são alguns dos nossos meus jogos favoritos com licenças livres, onde já gastei mais horas que aquelas que gostaria de admitir.

HyperRogue
Este é um jogo roguelike baseado em turnos, onde controlamos uma personagem que vai explorar um mundo, com uma geometria não-euclideana, dividido em várias zonas, cada uma com as suas propriedades e monstros diferentes. O objectivo é coleccionar tesouros de cada uma das terras para desbloquear e obter a Orbe de Yendor.
Download: F-Droid, Google Play, repositórios GNU/Linux, itch.io, Steam
Licença: GPLv2

0 A.D.
Um jogo de estratégia em tempo real (RTS) onde controlamos uma de várias civilizações com o objectivo de dominar as facções inimigas. Apesar de, inicialmente, ter começado como um mod de Age of Empires II, hoje em dia é um jogo completamente independente. Com quatorze facções para explorar (incluindo os Gauleses, Ibéricos e os Espartanos), 0 A.D. permite fazer jogos contra o computador ou contra amigos. Nas primeiras partidas contra o PC, recomendo baixar o nível da IA para ‘muito fácil’: fui arrasado das primeiras vezes que joguei em ‘médio’. O modo de campanha ainda só tem um tutorial, mas no fórum do jogo há vários mods, com campanhas feitas pela comunidade.
Download: play0ad.com, repositórios GNU/Linux
Licenças: GPLv2, CC BY-SA 3.0

Veloren
Ainda em fase de desenvolvimento, Veloren é um RPG de acção/aventura multijogador com gráficos baseados em voxels, onde é possível explorar o mundo na versão pré-alfa, construir equipamento e lutar nas masmorras – apesar do aspecto cubóide, o objectivo não é fazer construções ou destruir o ambiente. Este é um jogo em constante actualização, onde contribuições são sempre bem-vindas, seja na forma de programação, modelação 3D, música ou até traduções.
Download: veloren.net, Flatpak
Licenças: GPLv3

Mindustry
Com base num conceito de construção, automatização e gestão de recursos com
alguns elementos de Tower Defense e RTS, em Mindustry o objectivo passa por construir fábricas, linhas de montagem e unidades de ataque para sobreviver às ondas de inimigos ou destruir as bases adversárias. Seja em modo de campanha, Tower Defense ou RTS,
jogando a sós, em modo cooperativo ou em PvP, há imenso a explorar neste jogo.
Download: F-Droid, Google Play, repositórios GNU/Linux, itch.io, Steam
Licenças: GPLv3

Conclusão
Esta é uma pequena amostra dos jogos disponíveis com licenças livres: são títulos que podem ser copiados, e até adaptados, sem restrições e mecanismos intrusivos de DRM ou anti-fraude. Podem ser jogados no telemóvel, no computador, online ou offline. Se quiserem saber mais sobre o tema, juntem-se à conversa nas salas de chat da ANSOL – alguns dos nossos membros até organizam partidas sociais de SuperTuxKart.

Exit mobile version