As versões de testes beta iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1 acabam de ser disponibilizadas e trazem com elas algumas das funcionalidades de inteligência artificial Apple Intelligence.
A partir de agora, quem tiver uma conta de desenvolvimento de software da Apple vai poder actualizar o sistema operativo, depois basta aceder à definições para ver a nova opção da Apple Intelligence. Quem quiser usar estas funcionalidades terá de se inscrever e esperar umas horas até à aprovação do acesso às novas funcionalidades.
Para já, as funcionalidades de IA da Apple no iOS só estão disponíveis para iPhone 15 Pro ou Pro Max. Para usar no iPad ou Mac, os dispositivos têm de ter um chip M1 ou posterior. Outro requisito é que o idioma do dispositivo e da Siri tem de estar configurado para inglês dos Estados Unidos.
Como esta é uma versão de testes que, de certeza, tem muitos bugs, é aconselhável fazer uma cópia de segurança do dispositivo antes de a instalar.
Assim que o utilizador tiver acesso às novas funcionalidades será notificado pela Apple. Nesta versão do sistema operativo, estão incluídas ferramentas de IA de escrita para verificação ortográfica e gramatical, reescrita de texto e para fazer resumos. Os utilizadores podem também criar ‘Memories’ na aplicação Fotografias e também transcrever chamadas na aplicação Telefone (ou áudio na aplicação Notas)
Também está disponível uma parte da nova Siri, que inclui o novo aspecto gráfico, a possibilidade de usar comandos escritos e a capacidade de perceber o que o utilizador quer fazer, mesmo que não tenha dito o comando até ao fim.
As funcionalidades que ainda não estão disponíveis são a Genmoji, Image Playground, a integração com o ChatGPT, a Cleanup da aplicação Fotografias e as acções de contexto pessoal da Siri. As futuras versões beta dos sistemas operativos da Apple disponibilizadas antes do lançamento da versão final devem incluir mais funcionalidades de IA.
As versões finais do iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia devem chegar no Outono e espera-se que todas as funcionalidades Apple Intelligence cheguem em 2024 e durante o ano de 2025.