Na semana passada, a Intel afirmou ter descoberto a razão dos problemas de instabilidade dos processadores Raptor Lake. A empresa disse que um algoritmo usado pelos processadores para controlar a voltagem estava a pedir energia a mais à motherboard e que, em meados de Agosto, seria lançada uma actualização para resolver este problema. Mas nem tudo são boas notícias, porque se o processador já tiver sido danificado, a actualização não vai resolver os problemas de instabilidade. A única coisa que faz é impedir que os CPU sejam danificados por receberem voltagem a mais.
A comunicação inicial da Intel acerca da resolução do problema através de uma actualização não falava dos processadores já danificados, mas o site Tom’s Hardware conseguiu confirmar que essa actualização não fará nada pelos processadores já danificados. E continua a não ser claro como é que os clientes podem determinar se os seus CPU estão realmente danificados ou qual o procedimento para os trocar.
A Intel diz que vai substituir qualquer processador que tenha sido afectado, mas não vai fazer uma troca em massa. A empresa também aconselha os clientes com processadores deste tipo a ligarem as definições de energia por defeito nas BIOS em vez de permitirem aos processadores receberem energia ilimitada. É provável que seja possível regressar às definições antigas depois da actualização, mas não se saberá nada antes do final de Agosto. A Intel também diz que a actualização não terá nenhum impacto significativo no desempenho do PC.
O site The Verge fez algumas perguntas adicionais à Intel, acerca do que já é conhecido como ‘Voltage-Gate’. Segundo o site, a Intel não quis comentar acerca de uma potencial extensão de garantia para os CPU afectados, mas disse que não vai interromper as vendas ou fazer uma substituição em massa dos CPU. A empresa também não disse quantos chips podem ter sido afectados ou se iria entrar em contacto com os clientes para os avisar acerca do lançamento da actualização.
Ainda segundo a Intel, a degradação invisível dos CPU não é um problema, por isso se o processador estiver a funcionar correctamente agora, a actualização vai fazer com que não apareçam problemas no futuro. A empresa confirmou que o problema pode ocorrer em qualquer processador Raptor Lake com um TDP de 65 W ou mais e que não é um problema exclusivo dos Core i9.