Hama Smartwatch 8900M

Um relógio com uma interface algo lenta, mas com uma app que é bastante boa, intuitiva e fácil de usar.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
3.2
Avaliação PCGuia
Site da Hama

Este é um dos mercados mais competitivos dos wereables. Quase todas as marcas que têm smartphones incluem relógios inteligentes e pulseiras de fitness nos seus portfólios, a que se juntam as que apenas têm acessórios. A Hama é um destes exemplos: entre carregadores, hubs USB, capas para telemóveis e lâmpadas inteligentes, lá estão os relógios, sempre com os argumentos de analisar dezenas de desportos, controlar o sono e dar indicações que nos permitam ter uma vida mais saudável.

O Smartwatch 8900M (e que tal um nome mais atractivo?) tem tudo isto, mas fá-lo de forma lenta e com uma resposta ao toque que podia ser bem melhor. Por várias vezes tivemos de repetir os toques que demos no ecrã para passar menus e seleccionar opções, o que acabou por ser algo frustrante – e isto não é justificável por estarmos a falar de um modelo com um preço abaixo dos 170 euros, que é mesmo o mais caro da marca, actualmente. Contudo, este tipo de dispositivos vive essencialmente do toque e estes soluços na sua utilização desmotivam um pouco a sua utilização diária, em todas as situações em que podem ser úteis, desde seleccionar um treino de forma rápida (e sem erros, pelo facto de a interface não deslizar entre as opções), a atender chamadas ou usar o player de música, que serve de controlo remoto para o telefone.

Uma vez que não é Wear OS, a Hama mete aqui um sistema operativo proprietário que até consideramos agradável de usar: os menus estão bem divididos, a interface é apelativa q.b. e os dois botões laterais desempenham bem as funções de atalhos: o de cima para uma série de recursos mais úteis (lanterna, sensor cardíaco, telefone ou bússola) e o debaixo para o menu que tem os treinos que o relógio reconhece. Aqui, aproveitamos para fazer uma crítica extensível a vários modelos, que dizem ser compatíveis com ‘mais de cem desportos’. Como acontece com este Hama, há “desportos” que nem o são: por exemplo, nas actividades de ginásio, há opções que se sobrepõem e que não tem razão de existir, como treinos com halteres, barras e, depois, um de força. Esta subdivisão acontece quase sempre para dar a ideia de que os relógios têm muitas capacidades, mas depois, na prática, podíamos juntar umas dez categorias num só modo.


Distribuidor: Hama

Preço: €169


Avaliação PCGuia
3.2
Funcionalidades 4
Experiência de Utilização 2.5
Preço/Qualidade 3
Exit mobile version