A iServices divulgou os resultados de um estudo da Multidados que revela que 19,1% dos equipamentos adquiridos pelos consumidores portugueses são recondicionados, sendo que os segmentos de maior interesse são os smartphones, tablets e portáteis.
Apesar do valor ser ainda baixo, a marca de reparação de dispositivos móveis acredita que é «expectável que o mercado tenha um crescimento acelerado», algo que tem vindo a acontecer desde a pandemia.
O relatório mostra que as principais preocupações dos consumidores em relação aos equipamentos recondicionados são a condição dos mesmos (54%) e a ausência de garantias (49%). É por isso que a iServices oferece a possibilidade ao consumidor verificar os dispositivos em lojas físicas e dá uma garantia de 36 meses.
Segundo a IDC, o mercado de recondicionados, a nível mundial, deverá chegar aos 100 mil milhões de euros até 2027, o que demonstra bem o potencial de crescimento desta categoria muito alicerçada nas políticas de economia circular cada vez mais presentes, quer por necessidades regulatórias, quer por valorização dos clientes quando escolhem uma marca.