As novas regras da União Europeia para a reparação de equipamentos eletrónicos que visam promover a sustentabilidade e reforçar os direitos dos consumidores, entram hoje em vigor.
As novas regulamentações, que todos os Estados Membros da UE devem implementar até 2026, incluem a extensão de 12 meses adicionais das garantias legais quando o consumidor optar por reparar o equipamento. Estas medidas vão ser aplicadas a diferentes equipamentos eletrónicos, abrangendo diretamente os smartphones, tablets, smartwatches e computadores.
O objetivo da UE é reduzir o lixo eletrónico e, portanto, promover a reparação em vez do descarte. Para facilitar o acesso, será criada uma plataforma europeia onde os consumidores poderão facilmente encontrar as lojas de reparação.
Bruno Borges, CEO da iServices, comentou as decisões da UE: “Estas novas regras representam um avanço significativo para o setor de reparação e para os consumidores. Ao facilitar o acesso a peças sobressalentes e garantir a viabilidade económica das reparações, a legislação não só promove a sustentabilidade, mas também fortalece a confiança dos consumidores na longevidade dos produtos. Na iServices, estamos entusiasmados com as oportunidades que estas mudanças trazem e na possibilidade de tornar os serviços de reparação ainda mais acessíveis e eficientes.”
A iServices é especializada em reparação multimarca e conta, atualmente, com mais de 70 lojas físicas em quatro geografias da União Europeia, abrangidas por esta diretiva – Portugal, Espanha, França e Bélgica.