AMD lança versão beta do software de IA Amuse 2.0 para a geração local de imagens

Para já, o modelo funciona apenas em sistema com alguns processadores Ryzen ou num PC com uma placa gráfica Radeon RX 7000.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - AMD

Como já deve ter notado, a inteligência artificial já está presente em muitas das nossas actividades diárias. No entanto, a maioria dos serviços e aplicações de IA necessitam de uma ligação à Internet para funcionarem, o que pode criar problemas de privacidade dos dados que são usados. Por isso, agora a corrida é para criar modelos de IA que funcionam localmente, sem necessidade de ligação à Internet.

É esta a ideia por trás dos novos Copilot+ PC da Microsoft. Há meses, a Nvidia lançou um modelo que funciona localmente (também em fase de testes beta), que consegue fazer (entre outras coisas) resumos dos conteúdos que o utilizador tenha no seu PC e respectivos dispositivos de armazenamento, desde que tenha uma placa gráfica recente da Nvidia. E agora, foi a vez de a AMD lançar o Amuse 2.0.0 Beta, um software de IA que permite a utilização local vários modelos de inteligência artificial generativa para a criação de imagens.

Segundo a empresa, o Amuse 2.0.0 Beta é um programa para hardware AMD recente, que permite aos utilizadores gerarem imagens de alta qualidade através com recurso a vários modelos de IA. O Amuse requer que o computador tenha um processador da série AMD Ryzen AI 300 com pelo menos 24 GB de memória RAM. Em alternativa, pode usar um PC com uma placa gráfica Radeon RX 7000 com um mínimo de 32 GB de memória RAM. O Amuse também funciona em sistemas com Ryzen 8040, desde que tenham 32 GB de RAM.

Imagem – AMD

Concretamente, o Amuse 2.0.0 serve para gerar imagens de alta qualidade através de modelos de IA, converter desenhos para imagens digitais e criar filtros de IA personalizados.

Uma das funcionalidades principais do Amuse é a utilização da funcionalidade AMD XDNA Super Resolution que faz o upscale de imagens de 512×512 para 10124 x 1024 e reduz o tempo que as imagens demoram a ser geradas. A AMD diz que que é possível criar imagens do zero, converter desenhos feitos à mão para imagens ou criar filtros que servem para alterar o aspecto de imagens já existentes.

O Amuse 2.0.0 Beta está disponível para download aqui e ocupa pouco mais de 800 MB. Se experimentar e o programa não funcionar como deve ser, lembre-se que ainda está em fase de testes beta e, por isso, ainda é experimental.

Exit mobile version