Desde há algum tempo que muitos utilizadores se queixam em vários fóruns acerca da instabilidade dos processadores Intel Core i7 e Core i9 Raptor Lake de 13ª e 14ª gerações. A Intel admitiu o problema e começou a investigar para tentar descobrir a causa. Em Junho, a empresa descobriu um problema com a funcionalidade ‘Velocity Boost’ e lançou uma actualização para resolvê-lo. No entanto, os problemas persistiram.
Agora, parece que a Intel conseguiu finalmente descobrir o que está a causar a instabilidade. Num artigo publicado no site da empresa, a Intel diz que a instabilidade se deve a um problema num algoritmo que faz com que o processador funcione a voltagens acima das recomendadas.
No entanto, a instabilidade no funcionamento do CPU só se manifesta se os pedidos de voltagem não forem excessivamente altos. Já o funcionamento a voltagem muito para lá do recomendado pode causar um desgaste prematuro no processador, o que pode levar a instabilidade no seu funcionamento. Apesar de o artigo publicado pela Intel não especificar, menciona que os utilizadores que tenham máquinas instáveis devem entrar em contacto com o apoio ao cliente da Intel para obterem ajuda. O que provavelmente vai acontecer é a substituição dos processadores afectados.
A Intel espera lançar uma actualização em meados de Agosto que, em princípio, vai resolver o problema de uma vez por todas. Os fabricantes de motherboards vão ter de integrar esta actualização na BIOS/UEFI dos seus produtos, o que não deve demorar muito dado o impacto do problema.