A marca da TP-Link dedicada a soluções de IoT acaba de receber um reforço de Verão. A partir de agora, além de tomadas, lâmpadas e câmaras inteligentes, a Tapo passa também a ter quatro aspiradores robô com e sem mopa.
Com um design muito semelhante aos Roomba (que, aliás, mais marcas copiam), estes equipamentos tem preços entre os 260 e os 490 euros e já podem ser comprados em Portugal. Como acontece com os outros dispositivos de IoT desta gama, também é possível usar a app Tapo para fazer a sua gestão.
Os modelos RV20 (Mop e Mop Plus) são os que trazem uma mopa, ou seja, além de aspirarem, também podem lavar o chão. Este modelos tiram partido da tecnologia LiDAR MagSlim para «mapear a casa com precisão, mesmo em condições de baixa luminosidade». A diferença entre os dois está no facto de o Plus ter a «capacidade adicional de esvaziamento automático».
Além dos RV20, há ainda dois RV30, um deles Plus, com o mesmo objectivo do aspirador correspondente da gama RV20: uma «doca de esvaziamento». Ambos têm uma potência de sucção de 4200Pa e uma autonomia de até cinco horas; já o sistema de navegação é duplo, com «LiDAR e Gyro».