Quem usam macOS ou iOS sabe que pode guardar passwords (e até gerá-las) no iCloud com o recurso ‘Passwords & Keychain’ / ‘Palavras-passe e porta-chaves’. No iOS, esta informação estará no menu ‘Palavras-passe’ das ‘Definições’; no macOS, esta opção está no menu das ‘Preferências do sistema’.
Contudo, a Apple quer subir o nível em relação à forma como guardamos passwords e, segundo o site Bloomberg, deve mesmo apresentar um gestão de palavras-passe. Se isto se confirmar, a marca da maçã entra num mercado onde estão, por exemplo, soluções como o Bitwarden, o 1Password, o LastPass e o Dashlane.
Esta nova app, chamada simplesmente ‘Passwords’ aparece como uma «tentativa de simplificar o processo de login» para os utilizadores de dispositivos da Apple. Ou seja, de uma simples opção dentro de um menu, este recurso de segurança transformar-se-á numa aplicação integrada no iOS 18, iPadOS 18 e macOS 15.
Segundo o Bloomberg, esta app também vai permitir «importar senhas de outros serviços»; esta é, aliás, uma capacidade que todos os gestores de passwords permitem.
Além das palavras-passe, esta app também vai poder guardar dados pessoais, senhas de Wi-Fi e gerar códigos de autenticação, como acontece com os serviços respectivos da Microsoft e da Google (os Authenticators).