Chamou-me a atenção a campanha ‘Stop Killing Games’ criada pelo youtuber Ross Scott. Apesar de a campanha ser por causa de um jogo de computador em particular é, na verdade, sobre um problema que se estende para lá da indústria dos jogos e que está destruir o valor do nosso dinheiro, do software e dos serviços que adquirimos.
Neste caso em particular, a Ubisoft vai desligar os servidores do jogo The Crew 1, fazendo com que todos os que compraram este título fiquem impedidos de o jogar para sempre. E tal como este jogo, nós, consumidores, não estamos protegidos quando compramos qualquer software ou serviço, pois a qualquer momento podem cortar-nos o acesso.
Com isto, vem também a disponibilização dos mesmos via subscrições que só levam a que o consumidor pague ainda mais, sem nunca ter algo ou qualquer garantia. Isto requer leis próprias e a nível europeu para controlar estas empresas que, cada vez mais exploraram, os consumidores. O eurodeputado pirata Patrick Breyer, embalado por esta campanha, já lançou o debate no parlamento europeu e levou também o problema a comissão europeia.