Em breve, vamos ver algumas mudanças em duas das mais usadas redes sociais: Instagram e X. No primeiro caso, estão a ser testados anúncio que temos, obrigatoriamente de ver; no segundo, Elon Musk autorizou a partilha de conteúdos para adultos.
Na rede da Meta estão a ser testados os chamados ‘ad breaks’ (qualquer coisa como ‘intervalos para anúncios’) que obrigam o utilizador a parar a visualização de stories, reels e, mesmo, posts numa timeline, para ver publicidade.
Matthew Tye, porta-voz do Instagram, confirmou ao site The Verge que os ad breaks «estão a ser testados» e que, caso resultem, a rede social «será actualizada». A forma como os anúncios aparecem é semelhante ao que acontece, por exemplo, no YouTube, a meio de um vídeo, com um indicador temporal que nos diz quanto tempo falta para que a publicidade acabe.
Aqui, aparece também um ícone de informações – quando se toca aqui, pode ler-se uma mensagem que explica o que são estes anúncios: «Os intervalos para anúncios são uma nova forma de ver anúncios no Instagram. Por vezes, poderá ter de ver um anúncio antes de poder continuar a navegar».
Até agora, os anúncios eram colocados entre stories, reels e no meio das timelines, mas era sempre possível passar à frente sem estarmos a ver publicidade.
Já o X anunciou que vai permitir que as contas partilhem conteúdos para adultos (leia-se, ‘sexual’ e ‘pornográfico’) sem qualquer censura; contudo, devem estar «devidamente identificados» e ser partilhados de «forma consensual» ressalva a rede social.
«Acreditamos que os utilizadores devem poder criar, distribuir e consumir material relacionado com temas sexuais, desde que seja produzido e distribuído de forma consensual. A expressão sexual, seja visual ou escrita, pode ser uma forma legítima de expressão artística», escreve a rede social de Elon Musk em comunicado.
Os limites para a partilha, além de terem de ser conteúdos consentidos, são a «exploração, a objectificação, a sexualização ou os danos a menores, bem como comportamentos obscenos»; o X também não autoriza imagens para adultos em «locais altamente visíveis, como fotografias de perfil ou banners».