Até agora, a SpaceX lançou várias antenas diferentes para a ligação ao serviço de acesso à Internet via satélite Starlink e esta semana, o CEO da empresa, Elon Musk, confirmou que vai ser lançada mais uma em breve. A Starlink Mini, vai custar metade do preço do modelo de tamanho maior, mas o acesso à Internet não será tão rápido. Ao contrário dos outros modelos, o router está integrado na antena que cabe numa mochila. Elon Musk até publicou resultados de testes de velocidade de acesso, que diz terem sido obtidos com a nova antena.
Normalmente, as empresas controladas por Musk não anunciam os novos produtos da mesma forma que as outras. No caso da Starlink Mini, alguém publicou imagens na rede social X e Musk respondeu a essa publicação dizendo que tinha acabado de configurar uma dessas antenas. Na resposta, Musk deu mais informações acerca da nova Starlink Mini, afirmando que: “vai mudar o mundo”.
I just set it up right now and am writing this post through space.
Took less than 5 mins. Easily carried in a backpack.
This product will change the world.
— Elon Musk (@elonmusk) June 17, 2024
Musk disse que o dispositivo pode ser transportado facilmente numa mochila. A versão standard da antena Starlink mais recente mede 594 por 383 mm, a página da nova antena no site da Starlink indica que a versão mini mede 298 mm x 259 mm, um pouco maior do que uma folha A4, e pesa 1,16 (com o suporte).
A Starlink Mini não vai oferecer a mesma velocidade de acesso à rede, mas deve conseguir uma velocidade que agrada muitos utilizadores. Os valores dos testes de velocidade publicados por Elon Musk, mostram uma velocidade máxima de 100 Mbps com 23 ms de latência. A velocidade de download da rede Starlink depende sempre do local e da quantidade de utilizadores que estão a aceder à rede.
Musk disse ainda que a nova antena vai custar metade da versão padrão que, neste momento, custa 249 euros em Portugal. Quanto à subscrição do serviço, não se sabe se irá existir um plano de preços personalizado para a antena Mini. Neste momento, o plano ‘Standard’ custa 40 euros por mês com tráfego ilimitado.
Apesar de já ter uma página específica no site do Starlink, ainda não há indicação acerca de quando ficará disponível para compra.