Com o lançamento do ChatGPT, a inteligência artificial entrou em força no “palco” das tecnologias, embora já fizesse parte das nossas vidas de formas mais ou menos subtis: sem darmos por isso, há anos que usamos IA nos telemóveis. Um exemplo disso é a tecnologia que, praticamente, todos os dispositivos de gama média e alta têm: distinguir um animal de um prato de comida e ajustar as definições da câmara para obter a melhor foto possível.
Outra funcionalidade de IA existente há anos é da busca visual que “liga” o reconhecimento de objectos a buscas na Internet, através de aplicações como o Google Lens, que pode ser usado em Android ou iOS. A realidade é que os fabricantes de smartphones perceberam que o ChatGPT, devido ao seu sucesso, podia (e devia) ser “transportado” para os seus produtos – assim, todos se apressaram a colocar funcionalidades explícitas de IA nos smartphones.
O tiro de partida para a corrida à IA nos telemóveis foi dado pela Google em Setembro, com o lançamento da gama Pixel 8 em que quase todas as funcionalidades têm uma qualquer componente de IA. Por exemplo, pode usar-se um serviço de geração de imagens para dizer ao smartphone para “imaginar” uma fotografia para o fundo do ecrã. Também é possível retirar áudio parasita dos vídeos ou editar fotos, apagando objectos ou preenchendo um espaço com mais paisagem.
Criar imagens para o fundo do ecrã com IA Pixel 8
1 – Aceda às ‘Definições’ do Android e toque em ‘Imagem de fundo e estilo’; no ecrã seguinte, escolha ‘Mais imagens de fundo’ > ‘Fundo de IA’ e seleccione um tema.
2 – No ecrã seguinte, o smartphone sugere uma frase para gerar a imagem. Aqui, podemos tocar em qualquer um dos termos para escolher um diferente.
3 – Quando estiver satisfeito, seleccione ‘Criar imagem de fundo’. Uns segundos depois, a imagem aparece no ecrã – o sistema cria sempre quatro a partir da mesma frase e, se fizer swipe, pode vê-las em sequência.
Pesquisar elementos de uma imagem no Galaxy S24
O mais recente smartphone da Samsung (pode ler o teste na página 60) inclui várias funcionalidades de inteligência artificial. Uma delas é a chamada ‘Click to search’, para fazer buscas a partir de qualquer imagem. Na realidade, é uma evolução do Google Lens, neste caso integrada no Android. Para a usar, basta manter o dedo no botão ‘Home’ durante alguns segundos; depois, faz-se um círculo à volta do objecto que quiser procurar e o sistema faz o resto.
Apagar ou mover objectos numa foto, no Android
1 – Tire uma foto, ou aceda às fotos que já tenha no telemóvel, e toque em ‘Editor mágico’. O sistema vai perguntar se quer fazer uma cópia de segurança da foto original.
2 – Seleccione o objecto da fotografia que quer apagar ou mover. Se quiser apagar, toque em ‘Apagar’, se quiser movê-lo, toque no elemento e arraste-o para a zona da imagem onde quer que apareça.
3 – Após alguns segundos, o smartphone mostra os resultados. São geradas várias imagens e pode escolher a que lhe parecer melhor. Se nenhum lhe agradar, pode pedir novos resultados ou refinar a selecção do objecto.