A Intel confirmou que os processadores Lunar Lake vão chegar ao mercado em Setembro, desmentindo os rumores de que tinham sido adiados. Os novos CPU vão ser usados na próxima geração de PC com IA para competir directamente com os dispositivos que usam os SoC Snapdragon X da Qualcomm e com os CPU Ryzen AI 300 da AMD.
A confirmação por parte da Intel surgiu dias depois de notícias publicadas pelo Digitimes Asia, que indicavam que o lançamento da nova linha de processadores tinha sido adiado. A Intel declarou ao site de notícias de tecnologia chinês, Benchlife, que os novos processadores “não foram adiados” e que vão começar a chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano, a tempo para o Natal.
Espera-se que os portáteis com CPU Lunar Lake sejam lançados entre 17 e 24 de Setembro e que devam chegar às lojas no dia 25. O evento ‘Innovation’ da Intel realiza-se no dia 24 de Setembro, por isso é provável que a empresa mostre os novos CPU nessa altura.
Também é de esperar que, em Outubro, a Intel lance o primeiro lote de CPU Arrow Lake S, para computadores desktop. De acordo com vários rumores, o lançamento inicial contará apenas com os modelos desbloqueados da série K. Os modelos com relógio bloqueado devem chegar no próximo ano. Quem quiser usar um destes novos processadores, terá de ter uma das novas motherboards com chipset Z890, que também devem chegar em Outubro, simultaneamente com os novos processadores. As novas propostas da Intel para computadores desktop vão concorrer directamente com os Ryzen 9000 ‘Granite Ridge’, baseados na arquitectura Zen 5, da AMD, que deve começar a ser comercializados em Julho.
Os Arrow Lake destinam-se ao mercado dos entusiastas e os Lunar Lake Core Ultra 200V foram desenhados para serem usados em computadores portáteis finos e leves, que são concorrentes directos dos PC Copilot+ com SoC Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus. A AMD também não vai ficar de fora deste mercado com o lançamento em Julho/Agosto dos Ryzen AI 300 ‘Strix Point’.
Entretanto, a Microsoft confirmou que, ao contrário dos PC com Snapdragon, os laptops com CPU Lunar Lake e Strix Point não serão lançados com as funcionalidades Copilot+. Estas chegarão mais tarde sob a forma de uma actualização para o Windows 11