Apesar de ter este nome, o MKVToolNix pode ser usado com vários tipos de vídeos e não apenas com MKV (Matroska Video Files – um tipo de formato que pode conter múltiplas pistas de vídeo, áudio e legendas). Este software gratuito permite combinar ficheiros num único vídeo, dividi-lo em ficheiros separados e editar as suas propriedades. Também é possível identificar faixas de comentários e legendas, para que sejam mais fáceis de identificar e seleccionar em leitores multimédia compatíveis. Outra das capacidades tem que ver com o corte dos vídeos, para poupar espaço, e até criar uma estrutura de capítulos, para ajudar a navegar rapidamente num clip longo. Finalmente, conseguimos ainda corrigir problemas relativos ao rácio (4:3, 16:9 e 21:9, por exemplo).
1 – Descarregar o MKVToolNix e adicionar ficheiros
Faça o download do MKVToolNix para Windows aqui. As versões indicadas para o sistema operativo da Microsoft estão no fundo da página que se abre. Clique no link que está à frente de ‘Installer (64-bit)’ ou ‘Installer (32-bit)’, consoante a versão do seu Windows. Quando abrir o programa, é mostrado o ecrã principal, chamado ‘Multiplexador’: aqui, é possível fazer todo o tipo de edições nos vídeos. Comece por clicar com o botão direito do rato dentro da caixa ‘Ficheiros de origem’ e escolha ‘Adicionar ficheiros’.
O MKVToolNix só pode exportar ficheiros de vídeo em MKV, mas podemos importar uma grande variedade de formatos. Quando a janela do ‘Explorador de Ficheiros’ do Windows abrir, para seleccionar os vídeos a editar, clique em ‘Todos os ficheiros multimédia’ para ver a (extensa) lista de compatibilidades deste programa, incluindo formatos de áudio e legendas.
Depois de abrir um ficheiro, as informações sobre as suas faixas (vídeo, áudio e legendas) aparecem na janela principal do MKVToolNix, divididas em várias colunas (clique com o botão direito do rato no cabeçalho da coluna para personalizar o que é mostrado). As informações disponíveis incluem o tipo de faixa, os codecs utilizados e mais uma série de dados – deslize para a direita para ver tudo o que o programa consegue identificar sobre os ficheiros.
2 – Editar e remover faixas
Se quiser alterar as propriedades de uma faixa (aqui, o programa chama-lhe ‘pista’), seleccione-a para ver uma lista mais completa dos seus atributos, no painel ‘Propriedades’, à direita, que está dividido em várias selecções. Comece com o campo ‘Nome da pista’ em ‘Opções gerais’, onde podemos dar um nome diferente. Por exemplo, se o ficheiro tiver uma faixa de comentários, esta aparece como como ‘Stereo’, por defeito, se for áudio; ou deixada em branco, se for uma faixa de legendas. No nosso caso, como escolhemos uma pista de som e demos-lhe o nome ‘Áudio original’ – fazemos isto para facilitar a identificação em programas que apresentam esta informação, como o VLC Media Player.
Outra utilização para o painel ‘Propriedades’ tem que ver com a correcção do rácio, um problema que acontece quando um vídeo não é apresentado no formato correto (ocasionalmente, acontece com alguns filmes em DVD). Se o quiser corrigir, seleccione a pista de vídeo, faça scroll para baixo até encontrar as opções ‘Propriedades do vídeo’ e marque a opção ‘Defina a proporção do vídeo’. Agora, basta clicar no menu dropdown respectivo e selecionar a pré-definição correcta, que o MKVToolNix adicionará às propriedades do ficheiro quando o reproduzir. Depois de fazer as alterações, clique em ‘Iniciar Multiplexing’, em baixo, e aguarde que a barra de progresso atinja os 100%.
3 – Combinar faixas de ficheiros diferentes
Normalmente, os ficheiros multimédia vêm com todas as faixas de que precisamos. No entanto, por vezes, as faixas estão divididas entre duas versões, com diferentes áudios. Se isto acontecer, podemos usar o MKVToolNix para combinar faixas de dois ou mais ficheiros, num único. Para fazer isto, abra o segundo ficheiro (como fez para o primeiro, no passo 1): sempre que adicionar outro, o software dá-lhe uma cor, para ajudar a identificar de que ficheiro vem cada faixa, na janela ‘Faixas, capítulos e etiquetas’. Pode, então, desmarcar quaisquer faixas que não queira incluir no ficheiro combinado – dê um duplo clique em cima das que não quer, na coluna ‘Pista por defeito’. Para concluir, volte a carregar no botão ‘Iniciar Multiplexing’.
4 – Dividir ficheiros em várias partes
Outra coisa que o MKVToolNix pode fazer é dividir um ficheiro de vídeo em várias partes ou separar uma parte do resto. Em primeiro lugar, abra o vídeo no VLC Media Player (ou noutro programa do género) para saber onde quer cortar o ficheiro e anote o local (em horas, minutos e segundos). De seguida, importe o ficheiro para o MKVToolNix e mude para o separador ‘Saída’. Aqui, temos seis secções, incluindo o separador ‘Geral’, onde conseguimos alterar o nome/título do clip tal como é apresentado nos reprodutores multimédia. Por agora, vamo-nos concentrar na secção ‘Dividir’: comece por clicar no menu ‘Modo de divisão’, onde temos sete formas de dividir o ficheiro. Entre estas, há quatro verdadeiramente úteis: ‘…depois de x tamanho’ e ‘…depois de x duração’ dividem o ficheiro tantas vezes quantas as necessárias, depois de atingir um determinado tamanho ou tempo. Por exemplo, se definir a duração da saída para 00:02:30 (dois minutos e trinta segundos), um vídeo de dez minutos vai resultar em quatro ficheiros separados.
Na maioria das situações, é provável que queira dividir um ficheiro em pontos precisos – se assim for, escolha ‘…depois de códigos de tempo específicos’ ou ‘…antes do início dos capítulos’. Se seleccionar a primeira opção e introduzir 00:03:00 na caixa ‘Códigos de tempo’, o vídeo de dez minutos será dividido em quatro partes: três de três minutos e uma de um minuto. Também podemos introduzir vários códigos de tempo, separados por vírgulas, se quisermos dividir o ficheiro em mais partes.
5 – Juntar diferentes ficheiros num único
No separador ‘Introdução’, adicione todos os ficheiros desejados, seguindo o método do passo 1. Desta forma, quando clicar em ‘Iniciar Multiplexing’, os ficheiros serão unidos, preservando as suas faixas originais de vídeo, áudio, legendas e capítulos. Se receber uma mensagem de erro, isto significa que os ficheiros não podem ser unidos devido a uma incompatibilidade – na maioria das vezes, pode haver uma incompatibilidade entre codecs, tamanhos de vídeo ou taxas de bits.
Se quiser implementar uma estrutura de capítulos, mude para o separador ‘Saída’, antes de fazer ‘Iniciar Multiplexing’, e faça-o no separador ‘Capítulos’, em ‘Criar capítulos’: aqui, a escolha óbvia é ‘Um capítulo por cada ficheiro adicionado’.