Laetitia Gaspar, Cláudia Deus, Sara Silva Pereira e Mariana Osswald foram as cientistas nacionais distinguidas na edição deste ano da iniciativa ‘Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência’, inspirada no programa internacional L’Oréal – UNESCO For Women in Science.
As quatro cientistas, que desenvolvem os seus projectos de investigação nas universidades de Coimbra, Católica Portuguesa e do Porto, ganharam um prémio global de sessenta mil euros pelos seus estudos sobre apneia do sono, doença de Parkinson, doenças parasitárias e epitélios, respectivamente.
«Será que as pessoas com apneia do sono envelhecem mais depressa? Como activar o gene Nrf2, cuja função está diminuída em doentes com Parkinson? Como interagem os parasitas com os tecidos de diferentes partes do corpo? Como é que os epitélios respondem a pressões, preservando a sua forma e funções, que se alteram em várias doenças?» – estas foram as questões que as galardoadas se propuseram responder.
Esta iniciativa da marca de cosmética L’Oreal foi criada em 2004 e já distinguiu 69 investigadoras nacionais; a nível internacional, o L’Oréal – UNESCO For Women in Science «reconheceu mais de 4400 mulheres pela excelência da sua investigação» – destas, «sete foram vencedoras de um Nobel».
Em Portugal, estes prémios de ciência têm o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.