A Asus realizou hoje um evento na Computex 2024 (Taiwan) em que apresentou uma gama completa de hardware que demonstra o seu «compromisso» com a IA. O evento, denominado ‘Always Incredible’, centrou-se nos novos PC Copilot+ que passam a integrar todo o portfólio de produtos da empresa, desde a IA quotidiana à mais avançada.
Estes PC são uma «nova categoria de computação que permite capacidades avançadas de IA» executadas localmente através de um acelerador de processamento de inteligência artificial (NPU), integrado no processador, que disponibiliza uma capacidade de cálculo de mais de 45 TOPS (Trillion Operations Per Second).
O co-CEO da Asus, Samson Hu, aproveitou ainda a ocasião para apresentar a estratégia ‘IA Omnipresente’ da empresa, que implica tornar a IA acessível em todo o lado, para todos. No evento, este responsável sublinhou a intenção da empresa de liderar a revolução da IA: «Para garantir o sucesso, criámos o conceito abrangente ‘IA Omnipresente’ e que nos vai dar possibilidades incríveis. Esta é uma estratégia de IA concebida para integrar a IA em todos os aspectos do nosso negócio, ao mesmo tempo que mantemos o nosso compromisso com a sustentabilidade».
Zenbook S 16: o portátil feito em ceraluminum
Um destaque do evento foi o Zenbook S 16, um portátil com ecrã OLED de dezasseis polegadas, resolução 3,2K, taxa de actualização até 120 Hz, processador AMD Ryzen AI 9 HX 370.
O chassis foi criado com recurso a ceraluminum, um «material híbrido de cerâmica e alumínio», disponível em duas cores: branco e cinzento. A versão com 32 GB de memória RAM do Zenbook S16 vai custar 1999,99 euros e estará à venda em Portugal em meados de Julho.
Zephyrus G16: metal líquido para arrefecer o chip
Uma outra máquina apresentada hoje foi o portátil para jogos Zephyrus G16, com AMD Ryzen AI 9 HX 370 doze núcleos, 24 threads) e uma NPU AMD Ryzen AI XDNA 2 que pode chegar aos 50 TOPS. Contudo, pode atingiu 81 TOPS se juntarmos o poder de cálculo da NPU com o CPU e a GPU Radeon 890M integrados no chip.
O chassis é metálico e tem um sistema de iluminação na tampa; já o ecrã é um Nebula da ROG com um painel OLED compatível com G-Sync da Nvidia (resolução máxima de 2,5 K e uma taxa de actualização até 240 Hz).
Este novo modelo Zephyrus traz ainda uma GPU GeForce RTX 4070 para laptop que pode chegar aos 321 TOPS, quando trabalha à potência máxima de 105 W. Estes laptops podem incluir até 32 GB de memória RAM LPDDR5X-7500 e já têm Wi-Fi 7.
Para manter o chip a funcionar a uma temperatura correcta, a Asus usou metal líquido. Isto permite transferir o calor gerado pelo CPU e pela GPU para o sistema de arrefecimento, sistema este auxiliado por um novo sistema de heat-pipes e ventoinhas Arc Flow de segunda geração. O Zephyrus G16 custará 2999,99 euros e chega às lojas em meados de Agosto.
ProArt: mais poder para os criativos
A marca anunciou ainda as mais recentes soluções para criativos, da gama Asus ProArt, o que «complementa o foco nos avanços da IA» – estas, incluem portáteis, monitores e periféricos. Os novos portáteis ProArt foram concebidos para permitir que os utilizadores «criem de forma mais inteligente, mais rápida e em qualquer lugar».
Os ProArt P16 (clamshell) e ProArt PX13 (conversível) também usam o novo processador AMD Ryzen AI 9 HX 370 e gráficos até GeForce RTX 4070, da Nvidia. Esta NPU também pode chegar até 50 TOPS (por si) e a gráfica RTX atinge um máximo de 321 TOPS. Destes dois, o único que chega a Portugal (Julho) será o PX13: a versão com 32 GB de RAM custa 2499,99 euros.
TUF: nova dupla de portáteis chega a Portugal
A divisão de gaming da Asus revelou os TUF A16 e A14. O primeiro (FA608) vem com um ecrã ecrã 2.5 K de 16” a 165 Hz, um processador AMD Ryzen AI 9 HX 370 e opções para GPU GeForce RTX 4070, 4060 ou 4050. A RAM é LPDDR5X 7500 MT/s e o armazenamento é composto por um SSD PCIe 4.0 com até 2 TB de capacidade.
Já o TUF A14 (FA401) traz um processador AMD Ryzen AI 9 HX 370, ecrã IPS de 14″2.5 K e GPU GeForce RTX 4060 ou 4050. Ambos os portáteis oferecem áudio Dolby Atmos e conectividade avançada.
Os TUF Gaming A14 e TUF Gaming A16 custam 1799,99 euros e 2999,99 respectivamente e estarão à venda em Portugal em meados de Agosto.
À margem do evento, a Asus revelou também os Zenbook S 14 e ExpertBook P5 – o primeiro foi concebido para profissionais e pequenos escritórios. Os dois portáteis trazem processadores Intel Core Ultra e também incluem funcionalidades de aceleração de tarefas de IA.
Uma linha completa com Copilot+
A Asus é a «primeira fabricante» a apresentar uma linha completa de PC Copilot+, já que inclui, praticamente, todos os segmentos de mercado. No centro destes PC estão NPU com mais de 40 TOPS, que, segundo a marca, têm o objectivo de proporcionar novas experiências de produtividade, criatividade e comunicação.
A empresa trabalhou em «estreita colaboração» com parceiros de hardware e software como a AMD, Intel, Microsoft, Nvidia e Qualcomm para ser a «primeira empresa a oferecer uma experiência de IA em todo o seu portfólio de produtos», desde a «quotidiana à avançada, incluindo soluções para criadores e mainstream».
A capacidade dos PC com IA para processar dados directamente no dispositivo «distingue-os dos tradicionais, melhorando a privacidade e a segurança». Ao minimizar a dependência de serviços baseados na Cloud, as informações sensíveis ficam protegidas de potenciais violações.
Este processamento local, não só protege os dados pessoais, mas também permite respostas mais rápidas e funcionalidade offline, mesmo em áreas com fraca ligação à Internet que dificulta a utilização de serviços de IA baseados na cloud. Com as novas funcionalidades de IA da Microsoft, como o Recall e o Cocreator no Microsoft Paint, os novos dispositivos têm o objectivo de «revolucionar completamente a forma de utilização dos PC», diz a marca.
As novas funcionalidades de IA chegarão com o Asus Vivobook S 15 a 18 de Junho, com os restantes modelos a receberem uma actualização gratuita para as experiências Copilot+ PC a ser disponibilizada em breve.
A Asus também apresentou aplicações que aproveitam as novas capacidades de IA proporcionadas pelo novo hardware: a StoryCube é uma biblioteca multimédia, preparada para «transformar a forma como os utilizadores organizam e acedem às suas fotografias e vídeos». Esta app tem algoritmos que «categorizam e gerem os activos de forma inteligente, facilitando categorização e o acesso».
Depois, temos a MuseTree, uma ferramenta de IA generativa, destinada a «libertar a criatividade». Com esta app, a criação de imagens torna-se um «processo simples», uma vez que o «poder da IA gera imagens adaptadas às preferências individuais do utilizador». Estas aplicações vêm incluídas nos PC ProArt, mas podem ser descarregadas pelos utilizadores de outros PC Copilot+ a partir da loja Microsoft.
Os PC com IA da Asus incluem ainda definições de privacidade, como o Adaptive Lock, que monitoriza a presença do utilizador através de uma câmara Asus AiSense IR e bloqueia o PC quando o utilizador se afasta, desbloqueando-o quando regressa. Além disso, os portáteis terão Adaptive Dimming, que escurece automaticamente o ecrã quando o utilizador se afasta do PC, «salvaguardando a privacidade e optimizando a eficiência energética».