Um dia depois de a Google ter disponibilizado a aplicação Gemini aos utilizadores de dispositivos Android na Europa, a empresa anunciou a disponibilização global do NotebookLM que, até agora, só podia ser usada nos Estados Unidos.
Em resumo, o NotebookLM é uma ferramenta que usa o mais recente LLM (modelo de linguagem de larga escala) da Google, o Gemini Pro 1.5. O utilizador alimenta o LLM com os seus próprios documentos, depois a IA ajuda-o a fazer buscas nesses conteúdos através de prompts, para gerar resumos ou encontrar informação importante para o que o utilizador estiver a fazer. Como a inteligência artificial usada nesta aplicação usa apenas os conteúdos do utilizador, as hipóteses de alucinação são substancialmente mais baixas, mas não é impossível que, a certo ponto, a IA comece a inventar respostas.
Quando o utilizador abre um novo notebook, a aplicação pede-lhe para carregar ficheiros PDF e ficheiros de texto directamente ou através do Google Drive. Também pode ser usado texto copiado ou um URL de um site.
Mas o utilizador não está limitado a ficheiros de texto, como o Gemini 1.5 Pro é um LLM multimodal, também é capaz de interpretar imagens, gráficos e diagramas, para responder às perguntas dos utilizadores.
Se quiser experimentar o Netbook LM, basta aceder ao site e criar uma nota nova. A seguir, o site pede para carregar os ficheiros a usar. Esta ferramenta pode ser um pouco confusa no início, mas após alguns minutos torna-se muito simples e útil.