Vinil, cassetes de áudio, VHS e fotografia com filme. O analógico voltou a estar na moda há algum tempo e parece haver cada vez mais pessoas a trocar o digital por experiências menos… imediatas. Uma das mais recentes marcas a apostar neste conceito é a Pentax.
Esta marca de máquinas fotográficas anunciou o lançamento de uma máquina analógica, a Pentax 17. Aqui, não temos ligação USB, ecrã digital e armazenamento em cartões SD ou memória interna. Tudo é feito à antiga, com rolos de 35 mm, uma «manivela para rebobinar manualmente o filme e dois selectores de modo para compensar a exposição e ajustar a sensibilidade ISO».
A Pentax 17 é mesmo a primeira máquina fotográfica analógica que a marca lança nos últimos vinte anos e pode captar duas imagens de 17 x 24 mm no mesmo fotograma – assim um rolo de 36 negativos dará para 72 fotos. A lente, fixa, é inspirada na Pentax Espio Mini e é uma «25 mm f2.8 com uma distância focal equivalente a 37 milímetros em passo universal».
Entre as outras características de destaque desta máquina estão o «sistema de focagem por zonas, que permite escolher entre seis distâncias predefinidas – desde 25 centímetros macro até ao infinito» e vem com «seis outros modos de disparo, incluindo sincronização de velocidade lenta».
O preço desta nova máquina fotográfica analógica da Pentax, que já está disponível nas lojas da especialidade, é de 549,99 euros.