Apesar de estar na mira de várias entidades reguladoras e de governos, a ByteDance, a empresa que detém a rede social TikTok ainda quer experimentar o lançamento de novos serviços de redes sociais. O mais recente é a Whee, uma rede social que permite a partilha privada de fotos.
A interface de utilização da aplicação da Whee é semelhante à do Instagram e oferece uma forma de partilhar fotos, que também é muito semelhante à forma como o Instragram funciona. No entanto, na Whee, a ByteDance quer que os utilizadores partilhem fotos apenas com os amigos e diz que a aplicação foi desenhada para ligar pessoas que se conheçam no mundo real e não apenas através da Internet.
A aplicação está disponível na Play Store em cerca de 12 países, que incluem a Austrália, Turquia, Tailândia e Paquistão. A ByteDance não permite que os utilizadores que estão fora da lista de países usem o serviço, o que sugere que a empresa implementou um filtro de bloqueio do uso da Whee através de serviços de VPN.
Am I the first one to report this? Bytedance, the developer of Tiktok, is testing a new app called Whee. It’s currently not available in the US but it is live in over a dozen countries.https://t.co/iNVQlVQ5C2https://t.co/n9rKnrHovE
— Artem Russakovskii (@ArtemR) June 18, 2024
Como já foi mencionado, a interface da app da Whee é muito semelhante à do Instagram. Disponibiliza separadores para a câmara, feed e mensagens. Até tem um botão de notificação igual ao do Instagram.
O foco na privacidade dos utilizadores na Whee, difere radicalmente da forma como o TikTok funciona, porque este último foi pensado para chamar a atenção com vídeos virais, publicados por pessoas que não se conhecem de lado nenhum. A Whee parece ser mais uma experiência social com muito pouco ênfase na parte da partilha viral de conteúdos. Segundo a ByteDance, esta app quer ser o “sítio ideal” para as pessoas partilharem momentos mais privados com amigos e familiares.
Como não houve nenhuma informação oficial acerca deste lançamento por parte da ByteDance, pode considerar-se que a Whee está ainda numa fase de testes. Depois de recolher feedback dos utilizadores, a empresa chinesa pode decidir-se pela abertura da Whee em mais países ou acabar por fechar o serviço.
De notar que a ByteDance está a enfrentar a proibição do TikTok nos Estados Unidos, na Europa e em vários outros países. Para evitar o fecho do TikTok nos EUA, a ByteDance avançou para os tribunais. Em simultâneo, surgiram rumores de que a empresa estaria a preparar uma versão da aplicação que funcionaria apenas nos EUA, mas a ByteDance já os desmentiu.