Apesar de ter apresentada uma grande quantidade de novidades para todas as suas plataformas, a verdadeira estrela da apresentação que marcou o arranque da WWDC 2024 foi, como não poderia deixar de ser, a inteligência artificial. E pode dizer-se que a Apple não tem qualquer intenção de deixar passar este comboio.
Aqui estão as principais novidades que foram apresentadas ontem:
A inteligência artificial vai chegar em força ao iPhone, iPad e ao Mac
Numa jogada de marketing que se pode considerar inteligente, a Apple aproveitou a sigla AI (Artificial Intelligence) e rebaptizou-a ‘Apple Intelligence’ e apresentou um conjunto de funcionalidades para os iPhone (15 e superiores), macOS e iPad com chips M1 ou posteriores, que usam modelos de linguagem de larga escala que, segundo a empresa, funcionam dentro do dispositivo para ajudar o utilizador a categorizar, organizar e aceder à informação mais importante.
A Apple diz que, por defeito, esta funcionalidade funciona dentro dos dispositivos, mas pode aceder a modelos de linguagem mais poderosos que estão na cloud, se o dispositivo não conseguir dar resposta aos pedidos do utilizador. Segundo a empresa, quando há necessidade de aceder à cloud, a informação do utilizador está sempre segura e que nem a Apple pode aceder a esses dados.
A Siri não foi esquecida
A Siri foi o primeiro assistente pessoal capaz de entender os comandos que o utilizador lhe dá por voz e, naturalmente, é a funcionalidade que mais necessitava de mais inteligência artificial. A nova versão da Siri terá uma maior integração no sistema operativo dos dispositivos. Esta maior integração permite um maior controlo sobre as aplicações, permitindo, por exemplo, pedir-lhe para encontrar informação em mensagens de email ou até encontrar uma foto específica na biblioteca. A integração de inteligência artificial na Siri também lhe permite entender o contexto de pedidos encadeados uns nos outros.
A Siri também vai receber o ChatGPT da OpenAI. Com esta inclusão, o assistente vai poder determinar automaticamente se um determinado pedido deve ser respondido pelo ChatGPT. Para que o utilizador saiba que a informação vai ser transmitida para a cloud, o sistema pede sempre permissão ao utilizador para passar a informação ao ChatGPT. Esta funcionalidade será gratuita e os utilizadores não necessitam de criar uma conta específica para a usar.
A IA também vai chegar ao Mail, Mensagens e Fotos
O iOS 18 via incluir muitas novidades de inteligência artificial para várias aplicações, que incluem a capacidade de fazer resumos e gerar respostas automáticas a mensagens de email. Uma outra novidade é a ‘Genmoji’ que dá aos utilizadores a a capacidade de criarem os seus próprios emojis através de um prompt de texto.
Na aplicação Fotos, a inteligência artificial vai dar ao utilizador a capacidade de procurar fotos através de comandos de linguagem natural. No campo da edição de imagem, agora será possível remover fundos, uma funcionalidade semelhante ao ‘Magic Eraser’ do Android. Outra novidade é a capacidade de fazer transcrições e fazer resumos de chamadas e de conteúdos na aplicação Notas.
Mais personalização no iOS 18
Nem tudo o que foi apresentado na WWDC de 2024 foi acerca de inteligência artificial, a Apple mostrou um Centro de Controlo renovado para o iOS 18 e uma funcionalidade que permite aos utilizadores bloquear e esconder aplicações para que outros não as possam usar quando pegam no dispositivo e este esteja desbloqueado. Outras funcionalidades incluem um novo modo de jogo que liberta recursos nos dispositivos e dá prioridade à execução dos jogos.
Finalmente RCS!
Depois de no ano passado ter anunciado que o sistema de mensagens dos dispositivos iam ser compatíveis com RCS, a Apple confirmou que isso será uma realidade quando o iOS 18 chegar, mas não deu mais detalhes. A aplicação de mensagens também vai permitir calendarizar o envio de mensagens e envio envio de mensagens via satélite quando não há acesso à rede móvel.
Vai poder ver mais informação acerca das séries e filmes que vê no Apple TV+
Tal como já acontece há anos com a funcionalidade ‘X-ray’ do Amazon Prime, os utilizadores do Apple TV+ vão poder ver informação acerca dos actores, personagens e banda sonora numa cena, durante a visualização de uma série ou filme. No caso banda sonora, este funcionalidade permite adicionar a música directamente a uma playlist no Apple Music. Uma novidade diferente é a ligação automática das legendas sempre que um utilizador baixar o volume para além de um determinado nível.
Gestão de passwords
A Apple revelou uma nova aplicação para a gestão de passwords que funciona entre dispositivos. Esta nova aplicação tem um funcionalidade de geração de passwords, semelhante à encontrada noutros gestores, como o LastPass ou Bitwarden. As passwords ficam sempre disponíveis em iOS, iPadOS, macOS e Windows.
Calculadora nova
O iPad vai receber (finalmente) uma aplicação de calculadora que inclui uma funcionalidade chamada ‘Math Notes’ que permite a utilização do Apple Pencil para escrever equações. A app interpreta a escrita e resolve automaticamente equação. Ainda no campo da escrita manual, uma outra nova funcionalidade serve para melhorar a caligrafia da escrita manual sem alterar muito o desenho das letras, esta funcionalidade também faz uma verificação ortográfica.
iPhone no macOS
Uma outra novidade anunciada pela Apple foi a possibilidade de usar o iPhone no Mac. Com esta funcionalidade é possível ver o ecrã do iPhone numa janela do macOS e usar as aplicações como se tivesse o smartphone na mão.
Nova forma de comandar a Siri com os AirPods Pro
Com a próxima actualização do software dos AirPods Pro vão chegar as ‘Siri Interactions’ que permitem atender chamadas baixando a cabeça ou rejeitá-las abanando a cabeça. A próxima actualização de software para o AirPods também inclui um funcionalidade de isolamento da voz para melhorar a qualidade do som da voz e reduzir o som ambiente.