Há cerca de um ano o Twitter mudou de nome para X, mas, até agora, o serviço ainda usava o domínio Twitter.com no URL que dá acesso ao serviço. Hoje, Elon Musk anunciou que a rede social deu por concluído o processo de mudança dos serviços para o novo domínio X.com, o que quer dizer que o nome Twitter deixou definitivamente de ser usado.
De acordo com o site The Verge, o site tem agora uma landing page renovada que tem uma nota no fundo que diz: “Bem-vindo ao X.com! Informamos que mudámos o nosso URL, mas a protecção da sua privacidade e dados continua na mesma.” Abaixo, está um link para a página que explica a política de privacidade da rede social.
All core systems are now on https://t.co/bOUOek5Cvy pic.twitter.com/cwWu3h2vzr
— Elon Musk (@elonmusk) May 17, 2024
Há um ano que a empresa tem estado a desfazer-se da imagem anterior à compra por Elon Musk. Mudou o handle oficial de @Twitter para @X e mudou o logótipo da sede. Depois, mudou os ícones do site do tradicional pássaro azul para o X, o que, inicialmente, fez disparar os alarmes das funcionalidades de segurança de alguns browsers.
O Tweetdeck mudou de nome para XPro e o sistema de verificação de contas, que passou a ser pago, mudou de nome de Twitter Blue para X Premium. Ao mesmo tempo, a empresa também começou lentamente a mudar as páginas para o novo domínio X.com. Este processo acabou por se tornar um problema de segurança porque a inconsistência dos URL podia ser aproveitada para campanhas de phishing.
Agora que o processo de mudança está concluído o Twitter, tal como o conhecíamos, desapareceu para sempre.