A marca espanhola SPC continua na sua jornada de descoberta por um lugar ao Sol no mercado dos smartphones de entrada de gama e os seus principais argumentos continuam a estar na gama Discovery. O mais recente modelo é, contudo, um pior negócio que o Discovery Pro (testado na edição de Novembro de 2023, PCGuia 334): ficou atrás deste em todos os benchmarks gráficos e de desempenho, quando esperávamos resultados superiores. Continua a ser muito estranha esta abordagem da SPC aos smartphones: dá ideia que o foco da marca é outro (talvez os feature phones, para séniores) e que este é um segmento onde a aposta serve apenas para cumprir os mínimos. Dizemos isto com alguma surpresa, porque a ideia com que ficámos do Discovery Pro tinha sido completamente a oposta: um modelo sólido, com uma boa relação qualidade/preço.
Aqui, parece haver um retrocesso, principalmente ao nível da câmara e do ecrã. Apesar de termos um sensor de 50 MP (que até acaba por ser um modo de fotografia), os resultados acabam por desiludir: em interiores, mesmo com alguma luz, as fotos parecem não ter vida, com pouca definição e cores deslavadas. No exterior, o cenário muda para melhor, mas sem grande espectáculo visual – basta fazer zoom numa imagem para perceber que há muitos problemas com o Discovery 2. É aqui que nos lembramos de que estamos a falar de um smartphone de entrada de gama, mas para duzentos euros pedia-se algo melhor. A app da câmara também se destaca pela negativa: há uma lentidão exagerada quando mudamos para o modo ‘50 MP’, o que acaba por ser frustrante. Já o ecrã tem um defeito que nos faz comichão aos olhos: o texto, em preto, parece ter um brilho à volta que nos faz alguma confusão, aliado ao facto de as cores também serem pouco vivas.
Uma das boas características do Discovery 2 acaba por ser copiada da Apple: em vez da Dynamic Island temos o Dynamic Eye, que mostra notificações e interfaces mais reduzidas de algumas apps, como leitores de música, funcionando relativamente bem. Outra coisa de que gostámos foi do facto de a SPC ter mantido a superfície baça e anti-dedadas do Pro, que, mais uma vez, dá um ar premium, aliada ao design do módulo das câmaras.
Distribuidor: SPC
Preço: €189,90
Benchmarks
- AnTuTu: 268 882
- 3D Mark Wild Life: 427
- GeekBench 6 Single CPU: 377
- GeekBench 6 Multi CPU: 1387
- GeekBench 6 OpenCL: 454
- PCMark 3.0 Work: 7251
- PCMark 3.0 Battery: 901 minutos
Ficha Técnica
Processador: Unisoc T616 Octa Core 2 GHz
Memória: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmaras: 50 MP + 2 MP + VGA (traseira); 8 MP (frontal)
Ecrã: 6,8” IPS LTPS HD+ (1612 x 720), 269 ppi
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 164,2 x 76 x 8,45 mm
Peso: 193 gr