O Produto do Ano fez um inquérito a 690 pessoas e concluiu que grande parte dos portugueses quer ver mais tecnologia associada à saúde, neste caso em produtos farmacêuticos.
«À medida que a tecnologia avança e fica cada vez mais desenvolvida, o mercado e as necessidades dos consumidores tornam-se cada vez mais exigentes. No sector farmacêutico esta realidade também se faz sentir», dizem os responsáveis pelo inquérito.
O dado mais relevante dá conta de que 69% dos inquiridos apoia a «integração de tecnologias, tais como a inteligência artificial e telemedicina» em produtos de farmácia, pelo facto de considerar que seriam uma «adição benéfica».
Neste inquérito do Produto do Ano, 33% querem ver o «desenvolvimento de tratamentos revolucionários» e 15% gostavam de ver «personalização avançada [em medicamentos] com base em dados genéticos». A nanotecnologia é vista como uma inovação em «tecnologias de administração mais avançadas» por 33%.
O estudo conclui ainda que 70% dos inquiridos usaria um dispositivo de skincare «com IA para optimizar a rotina de cuidados faciais» e que 61% tem «interesse em produtos capilares que promovam a saúde do couro cabeludo com tecnologia probiótica».