No final desta semana, surgiram alguns rumores que dão conta de que a OpenAI vai entrar na luta dos motores de busca para fazer frente à Google. Segundo o Bloomberg, este será mesmo um projecto recebeu o apoio da Microsoft, que, como se sabe, tem o Bing.
O motor de busca da OpenAI deve ser anunciado na Segunda-Feira (13 de Maio) e será potenciado por inteligência artificial. Como escreve a Reuters, o lançamento deste novo “trunfo” da empresa que criou o ChatGPT, a confirmar-se, será feito um dia antes da conferência anual I/O, da Google.
Ainda de acordo com os rumores que vieram a público, este motor de busca será uma «extensão do ChatGPT» e vai permitir a esta plataforma de IA «obter informações directas da Web e incluir citações».
Se a OpenAI lançar mesmo o seu motor de busca, esta poderá ser a maior ameaça à liderança do Google, praticamente desde o seu lançamento, já que Bing e Yahoo são irrelevantes nas pesquisas Web.
Segundo os dados de Abril de 2024 do site Statcounter, o Google é usado por cerca de 91% dos utilizadores, enquanto Bing e Yahoo tem quotas médias a rondar os 2%.