Se usou o Windows 10, de certeza que reconhece a imagem acima. Mas o que provavelmente não sabia é que a imagem não foi criada com recurso a um qualquer software de ilustração e muito menos a inteligência artificial generativa. O site PCGamer diz que, em vez disso, a imagem que mostra uma janela a flutuar no vazio com raios de luz a passarem através dela foi criada e fotografada pelo designer Bradley Munkowitz, também conhecido pelo nome GMUNK.
O designer usou vidros especiais, espelhos, lasers e máquinas de fumo para criar a imagem de fundo de ecrã padrão do Windows 10. Foram tiradas milhares de fotografias com outras tantas variações de filtros de cor diferentes, formas dos raios de luz, padrões e várias quantidades de fumo. No final, foi escolhida uma única dessas imagens, mas o resultado final podia ter sido muito diferente.
Bradley Munkowitz documentou o processo de criação do fundo de ecrã do Windows 10 e publicou várias imagens que podiam ter sido escolhidas com diferentes cores e configurações de luz. Se quiser, pode ver como foi criado este fundo de ecrã no vídeo que publicamos abaixo. Também pode ver alternativas e até usá-las no seu computador neste link.
Um dos aspectos mais interessantes de tudo isto é o investimento de uma grande quantidade de tempo, esforço e dinheiro para criar uma imagem aparentemente tão simples. Actualmente, tudo isto pode ser feito com recurso a inteligência artificial generativa. Por isso, é possível que nunca voltemos a ver nada semelhante neste contexto.