Os rumores sobre o evento Loose Yourself da Apple acabaram por se confirmar: a marca anunciou mesmo novos iPad (Pro e Air), além de um Apple Pencil, que agora recebe a designação ‘Pro’. Mas o grande destaque acaba mesmo por ser o iPad Pro, que a Apple diz ser o seu «produto mais fino de sempre»: 5,1 mm.
Esta “espessura recorde” está apenas no modelo de treze polegadas, uma vez que o iPad Pro com ecrã de onze tem 5,3 mm. Ambos os modelos têm displays Ultra Retina XDR (2420 x 1668) com 264 ppi e tecnologia Pro Motion que lhes dá uma taxa de actualização que chega aos 120 Hz.
Os iPad Pro também passam a ter um novo chip, o M4, mas com diferenças nas versões, consoante o armazenamento: os de 256/512 GB têm processadores 9-core (três núcleos de desempenho e seis de eficiência) e uma GPU 10-core, além de 8 GB de RAM; já os de 1/2TB vêm com M4 10-core (quatro de desempenho e seis de eficiência) e RAM de 16 GB, mantendo-se a GPU.
Estes iPad já podem ser encomendados no site da Apple, mas apenas começam a ser enviado para os clientes a 15 de Maio, tal como os Air e o Pencil Pro; os preços arrancam nos 1229 e chegam aos 2439 euros.
A Apple anunciou, tal como indicavam os rumores, um Pencil novo, o Pro, que custa 149 euros. Agora, esta caneta digital da maçã traz as funções ‘Apertar’ e ‘Barrel Roll, a que se junta o feedback táctil.
Neste keynote, a marca revelou ainda novos modelos Air, nas versões de onze e treze polegadas com ecrãs Liquid Retina, processadores M2 e uma nova câmara num dos lados, para utilização horizontal. Os preços começam nos 729 euros.