Até final de Maio, Portugal fica a saber qual vai ser a equipa que representa o País na final mundial do Technovation, que acontece no final de Outubro, nos EUA. A vencedora sai das sessões desta competição que decorrem em Lisboa e Porto, a 18 e 25 de Maio.
Universidade Católica e Universidade Portucalense Infante D.Henrique recebem as finais nacionais de pitch de projectos do Technovation Girls. Esta é uma competição de tecnologia, inovação e empreendedorismo que, em Portugal, é promovida pela escola de programação Happy Code.
Como o nome deixa antever, esta iniciativa tem como objectivo incentivar raparigas (dois oito aos dezoito anos) para se «tornarem confiantes nas áreas STEM, líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da actualidade, e criadoras de soluções tecnológicas».
Nestes dois dias, as equipas finalistas vão «apresentar as suas ideias a um painel de jurados de diversas áreas desde indústria, educação, tecnologia, negócios». O desafio passou por resolver um «problema com o desenvolvimento e comunicação de uma solução tecnológica: uma aplicação para dispositivos móveis ou projecto de inteligência artificial», explica a organização.
A vencedora nacional integra, depois, o lote das quinze equipas que vai até aos Estados Unidos lutar pelo primeiro lugar da Technovation a nível mundial. Entre os prémios, estão bolsas para «prosseguir os seus interesses em ciência, tecnologia, engenharia e matemática».