A plataforma de messaging da Meta é uma das mais usadas do mundo para comunicar; por isso, é aqui que temos muita informação preciosa, quer a nível pessoal, quer profissional. Perder estes dados pode ser um pequeno incómodo, um drama familiar ou significar mesmo problemas sérios, caso sejam coisas que não temos em mais qualquer lado. Como mais vale prevenir que remediar, é importante certificar-se de que está a fazer o backup das suas conversas do WhatsApp. Neste tutorial, ensinamos a fazer isto e a melhorar a gestão dos ficheiros, para que ocupem menos espaço e para que as cópias de segurança sejam mais “leves”.
1 – Activar o backup automático
Se tiver um iPhone, abra as ‘Definições’ e toque no seu nome, na parte superior do ecrã. Em seguida, seleccione ‘iCloud’ > ‘Cópia em iCloud’ para ver uma lista de todos os dispositivos que fazem backup para o armazenamento online da Apple. Escolha o seu iPhone e, no ecrã seguinte, que permite ver dados das aplicações que têm cópia de segurança no iCloud, toque em ‘Mostrar todas as aplicações’, caso o WhatsApp não esteja na lista das cinco aplicações que ocupam mais espaço. Certifique-se de que o slider ao lado de WhatsApp está ligado (verde). Também pode fazer uma cópia de segurança manual sempre que quiser. Para isso, dentro do WhatsApp, abra as ‘Definições’ > ‘Conversas’ > ‘Cópia de segurança’ > ‘Efetuar cópia de segurança agora’.
No Android, o backup do WhatsApp é guardado no Google Drive. Como precisa de uma conta Google para configurar o seu dispositivo, já está tudo preparado para activar a cópia de segurança. Na aplicação, clique no ícone dos três pontos (no topo direito do ecrã), seguido de ‘Definições’ > ‘Conversas’ > ’Cópia de Segurança’ > ‘Cópia de segurança para a sua conta Google’. Agora, seleccione a periodicidade que quer: ‘Diariamente’, ‘Semanalmente’ ou ‘Mensalmente’. Tenha em atenção que não deve escolher ‘Nunca’ ou ‘Só ao tocar em Criar cópia de segurança’ sob pena de o backup não ser feito.Se tiver configuradas várias contas Google no smartphone, verifique se está a fazer a cópia de segurança para a certa, seleccionando-a no ecrã seguinte. Tenha em atenção caso alguma vez altere a conta na qual está a armazenar o backup, pois quaisquer cópias de segurança já armazenadas na conta antiga ficarão inacessíveis. Tal como no iOS, também pode fazer cópias de segurança manualmente, sempre que quiser, em Conversas’ > ‘Cópia de Segurança’ > ‘Criar cópia de segurança’.
2 – Guardar fotografias e vídeos na galeria
Por defeito, o WhatsApp guarda automaticamente todas as fotografias e vídeos que são partilhados com os utilizadores na galeria multimédia do smartphone. Vale a pena verificar se se esta funcionalidade está activa. No iOS, abra as ‘Definições’ do WhatsApp e vá a ‘Conversas’; em seguida, certifique-se de que o slider junto a ‘Guardar no rolo da câmara’ está activo. No Android, seleccione ‘Definições’ > ‘Conversas’ > ‘Visibilidade dos ficheiros’ e verifique se a opção está a verde. Muitas vezes, esta funcionalidade pode resultar num fluxo de imagens indesejadas quando se pertence a grupos que colocam muitos vídeos e fotos, mas pode sempre desactivá-la caso a caso. No iPhone, no separador ‘Conversas’, abra a conversa pretendida e clique no título da mesma, na parte superior do ecrã. Em seguida escolha ‘Guardar no rolo da câmara’ e mude de ‘Predefinição’ para ‘Nunca’.
Já no Android, abra a conversa em questão, toque no título e faça scroll até ‘Visibilidade dos ficheiros’. Nessa área escolha ‘Não’. Também podemos bloquear parcial ou totalmente os downloads de imagens e vídeos. Vá a ‘Definições’ > ‘Armazenamento e dados’ e, na área ‘Descargas automáticas’, seleccione ou retire a marcação de ‘Fotos’, ‘Ficheiros de áudio’, ‘Vídeos’ e ‘Documentos’ para ‘Ao usar dados móveis’, ‘Ao usar uma rede Wi-Fi’ e ‘Ao usar roaming de dados’.
3 – Descarregar conversas individuais
Além ter um backup online, pode criar um ficheiro com conversas individuais e transferi-las para o seu computador. Clique nas definições de uma conversa e em ‘Mais’, até aparece ‘Exportar conversa’. Em seguida, escolha se quer incluir, ou não, os ficheiros para que a app crie um ZIP com toda a informação. O WhatsApp vai pergunta-lhe onde quer guardar o ficheiro; caso não seja muito grande, pode anexá-lo a um e-mail e enviá-lo para si próprio.
4 – Deixar de fazer backup de ficheiros grandes
Quer utilize o iCloud ou o Drive, está a usar espaço de armazenamento da sua conta para fazer o backup do WhatsApp. E se, para os utilizadores com conta na Google, isto não era uma realidade, pois o espaço não era contabilizado, em breve vai passar a ser. A empresa já anunciou que, em 2024, as cópias de segurança vão passar a contar para o espaço utilizado. Se ficheiro de backup for grande (como é o nosso caso: 7 GB), isto poderá ter implicações no espaço que tem disponível, já que é partilhado com as apps Fotos e Gmail.
As conversas que apenas têm texto não ocupam muito espaço, já nas que têm muitas fotografias e vídeos a história é outra. Assim, comece por excluir os vídeos da cópia de segurança do WhatsApp para que a mesma fique mais pequena. Vá a ‘Definições’ > ‘Conversas’ > ‘Cópia de segurança’ e desactive a opção ‘Incluir vídeos’. Agora, vamos ver os itens grandes que existem nas conversas para os eliminar do backup.
Se tiver um iPhone, abra as ‘Definições’ do WhatsApp e toque em ‘Armazenamento e dados’ > ‘Gerir armazenamento’. Aqui, verá a quantidade de armazenamento que está a utilizar e uma barra que mostra uma pré-visualização dos itens maiores existentes nas conversas (também presente no Android). Toque em ‘Maior do que 5 MB’ para abrir a lista completa; os maiores aparecem em primeiro lugar e, se forem eliminados, podem fazer a diferença no espaço disponível: escolha os ficheiros (ao tocar em ‘Selecionar’) que quiser eliminar e “livre-se” deles através do ícone do caixote do lixo. Em baixo e à esquerda, ao tocar no ícone das duas setas, pode também ver os ficheiros por ordem do ‘Mais recente’ ou ‘Mais antigo, além de ‘Maior’. No Android, este processo é semelhante. Nas ‘Conversas’ > ‘Armazenamento e dados’ vá a ‘Gerir armazenamento’, depois toque em ‘Maior do que 5 MB’ para ver os ficheiros grandes. Para apagar tudo, escolha ‘Selecionar tudo’ e, depois, toque no ícone do caixote do lixo. Se preferir apagar apenas alguns ficheiros, escolha-os e, em seguida, apague-os da mesma maneira.
5 – Definir mensagens para se apagarem automaticamente
Outras das formas para o WhatsApp ocupar menos espaço é configurá-lo para que as mensagens sejam eliminadas de forma automática. Esta funcionalidade apaga as conversas e os anexos após um determinado período, o que pode ser particularmente útil se tiver um telemóvel mais antigo e com pouca capacidade.
Volte à área ‘Gerir armazenamento’ > ‘Ativar as mensagens temporárias’ > ‘Duração predefinida das mensagens’; aqui, seleccione um dos intervalos disponíveis – ’24 horas’, ‘7 dias’ ou ’90 dias’. Depois de activar esta opção, a mesma passa a ser aplicada a novas conversas – tenha em consideração que a funcionalidade não será disponibilizada para as conversas já existentes. Para desactivar esta opção basta fazer o processo ao contrário e escolher ‘Desligadas’. Também pode aplicar isto apenas a uma conversa, usando a opção ‘Aplicar duração às mensagens conversas’: escolha a conversa e indique o tempo em que a mesma deve desaparecer. Neste caso, está a aplicar a definição a toda a conversa e não apenas às mensagens enviadas por si.