A empresa nacional Automaise lançou uma nova versão do seu serviço de IA para empresas – Automaise Ultra – que irá representar um «marco na evolução dos assistentes virtuais de apoio ao cliente». Segundo Ernesto Pedrosa, CEO, o objectivo é colocar «assistentes virtuais a telefonar a humanos».
Neste campo, as versões dos assistentes terão vozes criadas com inteligência artificial, «treinadas com guiões e bases de dados específicas de qualquer marca ou empresa». Depois, serão capazes de «resolver problemas com métodos de pagamento ou dar conhecimento de promoções» aos clientes das empresas que usarem esta plataforma.
«Esta evolução permite que os assistentes virtuais assegurem não só interações básicas, mas também complexas, dando resposta a questões exigentes com uma capacidade argumentativa avançada, mantendo conversas human-like de forma fluída e realista», garante o Ernesto Pedrosa.
De acordo com a Automaise, a «voz/telefone é um canal fundamental e incontornável para os clientes, principalmente quando procuram resolver problemas urgentes e importantes». Outro dos objectivos é, ainda, «multiplicar a capacidade de acção dos contact centers, de forma eficiente».
No site da empresa, é possível ver que os CTT, a ViaVerde e o Novobanco já são clientes da Automaise, pelo que será natural que, em breve, os seus clientes comecem a receber chamadas de assistentes virtuais “treinados” com IA.