Há precisamente um mês, surgiu a notícia de que a xAI se preparava para receber um investimento de 6 mil milhões de dólares, o que faria com que a empresa fundada em Março de 2023 chegasse a uma avaliação global de 16,77 mil milhões de euros.
Isto acabou mesmo por acontecer e a xAI recebeu mesmo os 5,6 mil milhões de euros prometidos; lembre-se que, no final de Abril, a empresa dizia ter recebido um e-mail do grupo de investidores: «Agora são 6 mil milhões de dólares em 18 mil milhões de dólares – e não se queixem porque há mais pessoas a quererem entrar».
Em comunicado, a empresa de inteligência artificial criada por Elon Musk, que criou o LLM Grok, revelou, de forma oficial, os investidores: «Valor Equity Partners, Vy Capital, Andreessen Horowitz, Sequoia Capital, Fidelity Management & Research Company, o príncipe Alwaleed Bin Talal e Kingdom Holding, entre outros».
A mesma fonte dá ainda conta das intenções da xAI para o futuro: «Vamos continuar numa trajectória acentuada de progresso nos próximos meses, com várias actualizações tecnológicas e produtos interessantes a serem anunciados em breve».
Já sobre a aplicação dos 6 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros) a empresa garante que serão usados para «colocar os primeiros produtos da xAI no mercado, criar infra-estruturas avançadas e acelerar a investigação/desenvolvimento de tecnologias futuras».