O auxiliar de concentração é uma funcionalidade do Windows 11 que serve para impedir que as notificações do sistema das aplicações interrompam o utilizador enquanto trabalha, mostra uma apresentação ou quando está a jogar.
Esta funcionalidade não é nova. Foi incluída pela primeira vez no Windows 10 e embora funcione da mesma forma no Windows 11, alguns botões funcionalidades mudaram de nome ou de local.
Neste guia para Windows 11, vamos ver todos os passos para ligar e configurar o Auxiliar de Concentração para limitar ao máximo as distracções.
Ligar o Auxiliar de Concentração no Windows 11
Aceda às ‘Definições’ e clique em ‘Sistema’.
Na coluna da direita, clique em ‘Auxiliar de Concentração’.
Na primeira divisória pode escolher entre três modos de funcionamento:
Desactivadas – Desliga a funcionalidade, o que quer dizer que recebe todas as notificações.
Apenas prioritárias – Recebe apenas as notificações que estão configuradas na lista de prioridade.
Apenas alarmes – Desliga todas as notificações, excepto os alarmes.
Opcionalmente pode ligar a funcionalidade ‘Mostrar um resumo do que perdi enquanto o auxiliar de concentração esteve activado’, que mostra um notificação com tudo o que perdeu enquanto a funcionalidade esteve ligada.
Assim que terminar estes passos, o Auxiliar de Concentração fica ligado.
Configurar a lista de prioridades do Auxiliar de Concentração
Siga estes passos para configurar que aplicações e funcionalidades podem mostrar notificações:
Aceda às ‘Definições’ e clique em ‘Sistema’.
Na coluna da direita, clique em ‘Auxiliar de Concentração’.
Escolha a opção ‘Apenas prioritárias’ e clique em ‘Personalizar a lista de prioridades’.
Na secção ‘Chamadas, mensagens SMS e lembretes’, escolha que notificações quer receber:
‘Mostrar chamadas a receber, incluindo VoIP’.
‘Mostrar lembretes, independentemente da aplicação utilizada’.
Na secção ‘Pessoas’, ligue a opção ‘Mostrar notificações de contactos afixados na barra de tarefas’.
Clique em ‘Adicionar contactos’. Aparece uma janela com os contactos que estão na sua base de dados, escolha os que quiser e depois clique me sinal visto, que está no canto inferior direito.
Na secção ‘Aplicações’, clique em ‘Adicionar uma aplicação’ e escolha uma aplicação que pode mostrar notificações enquanto o Auxiliar de Concentração estiver ligado.
Gerir as regras automáticas do Auxiliar de Concentração
Para configurar as regras automáticas do Auxiliar de concentração no Windows 11, siga estes passos:
Aceda às ‘Definições’ e clique em ‘Sistema’.
Na coluna da direita, clique em ‘Auxiliar de Concentração’.
Na secção ‘Regras automáticas’, ligue as regras que quiser usar:
Durante estas horas
Quando esta opção está ligada, as notificações não prioritárias são desligadas durante o período definido. Pode também definir se o período se repete e que notificações quer receber.
Quando estou a duplicar o meu ecrã
Esta opção é particularmente útil quando tem o computador ligado a um projector para fazer uma apresentação.
Quando jogo um jogo
O nome desta opção explica o seu propósito: desliga as notificações enquanto está a jogar no PC.
Quando estou a utilizar uma aplicação em modo de ecrã inteiro
Na primeira hora, após uma actualização de funcionalidades do Windows
Ao ligar qualquer uma destas opções (ou todas), o Auxiliar de Concentração liga-se automaticamente quando uma destas regras é cumprida.