Numa conferência de imprensa em Bioggio (Suíça), Emmanuel Fromont, corporate vice president e president EMEA operations da Acer, explicou que os ‘AI-PC’ vão ser «uma revolução» a par dos ‘Copilot+’ e que a Acer está a apostar forte nesta área, quer no ecossistema Google quer Microsoft. Prova disso são os novos Acer TravelMate P6 14, Acer TravelMate P4 Spin 14, Acer TravelMate P4 16 e Acer TravelMate P4 14 que incluem processadores com NPU (Neural Processing Unit) para acelerar as tarefas relacionadas com inteligência artificial e uma tecla de atalho dedicada ao Copilot.
O TravelMate P6 14 tem ecrã OLED WQXGA+ de 14 polegadas com opção táctil, processador Intel Core Ultra 7 com Intel vPro, Intel AI Boost (para cargas de trabalho de IA com baixo consumo de energia), até 32 GB de memória, SSD PCIe M.2 de até 1 TB e Wi-Fi 7. Já o TravelMate P4 Spin 14 é um convertível com ecrã WUXGA com a mesma dimensão do P6 e também processador Intel Core Ultra 7. A Acer indica que este modelo traz uma bateria de longa duração com carregamento rápido. O TravelMate P4 16 tem um display de 16 polegadas, processador Intel Core Ultra com Intel vPro Essentials, até 64 GB de RAM e 1 TB de armazenamento SSD PCIe e tecnologia Acer TrueHarmony para um áudio de elevada qualidade. Por último, o TravelMate P4 14, o único com AMD, neste caso o Ryzen Pro Série 8000; este é um portátil com ecrã de 14 polegadas, memória DDR5 até 64 GB e armazenamento interno até 1 TB.
Em destaque na apresentação desta nova gama, esteve o TravelMateSense, «uma suíte de ferramentas que permite ao utilizador personalizar o computador para as suas necessidades adaptando o brilho, o desempenho, entre outras funcionalidades por exemplo para trabalhar em casa e no escritório», como salientou Roberto Rosaschino EMEA senior business manager – education & sustainability da Acer. Além disso, o responsável referiu o software Acer PurifiedView 2.0, para optimizar o consumo de energia, e o Acer PurifiedVoice para «gerir as condições de luz e ambientes de ruído nas videoconferências». A gama TravelMate AI traz também funcionalidades de segurança com a designação ‘Secure Guard’ que incluem filtro de dispositivos USB, Dynamic Lock, entre outras, para garantir que os dispositivos estão «a salvo de potenciais ameaças».
Os novos computadores da Acer deverão ser lançados no mercado europeu durante o terceiro trimestre, excepto o TravelMate P4 14 que deverá chegar mais próximo do final do ano.
A marca de Taiwan anunciou também o Acer Chromebook Plus Enterprise 515 e o Acer Chromebook Plus Enterprise Spin 514, modelos com IA da Google que visam ajudar as «organizações a aumentar a eficiência a colaboração entre a sua força de trabalho» e se destinam a «todo o tipo de empresas» como referiu Massimiliano Rossi, VP da Unidade de Negócio de Produtos da Acer EMEA.
Os novos Chromebooks têm processador Intel Core 7, até 16 GB de RAM LPDDR5X, autonomia até 10 horas com carregamento rápido e inteligência artificial para facilitar as tarefas do dia-a-dia como por exemplo, ao melhorar automaticamente a nitidez e a iluminação e reduzir o ruído nas videoconferências. Estes dispositivos da Acer têm ainda foco na segurança «com encriptação multinível, funcionalidades anti-roubo e actualizações automáticas, protegendo o dispositivo, os dados e as identidades» dos utilizadores e na durabilidade sendo resistentes a impactos.
A sustentabilidade é algo também presente com o touchpad OceanGlass «feito de resíduos plásticos provenientes dos oceanos», materiais reciclados, embalagens sustentáveis e certificação Energy Star.