Os primeiros três meses de 2024 da Apple mostram que a empresa está a ter um bom desempenho na área dos serviços online, embora os restantes indicadores mostrem quedas nas receitas.
Apple TV +, Apple Music, Apple Arcade, iCloud e App Store, entre outros, foram responsáveis por uma receita de 22,22 mil milhões de euros, mas 14,2% que no exercício anterior.
Este resultado supera, ainda que por muito pouco, o que os analistas tinham previsto para a empresa da maçã: 21,53 mil milhões de euros. No mesmo comunicado que serviu para anunciar estes resultados, a marca diz que espera ter um «crescimento de dois dígitos», neste campo.
Um dos factores que pode ter impulsionado este resultado terá sido a subida de preço, no Outono de 2023, da subscrição do Apple TV+: de 6,99 para 9,99 euros.
Apesar de, nos serviços online, a Apple ter tido bons resultados, as vendas de iPhones sofreram uma queda, a nível global: menos 10,5%, para 42,79 mil milhões de euros. Aqui, foi a China (incluindo Hong Kong e Taiwan) foi a responsável pelo maior impacto: uma descida de 8% relativamente ao trimestre anterior (15,27 mil milhões de euros).
No total, a Apple registou receitas globais de 83,87 mil milhões de euros, acima das previsões dos analistas, que esperavam que empresa chegasse aos 83,84 mil milhões de euros.
Isto representa uma queda de 4,3% em ralação ao trimestre anterior e um lucro líquido de 21,97 mil milhões de euros (1,42 euros, por acção).