Desde há algum tempo que a Asus tem dado a entender que estaria a desenvolver uma nova versão da consola/PC portátil ROG Ally. O novo dispositivo, chamado ROG Ally X, não é uma segunda geração da Ally original, mas sim uma versão melhorada. Agora, documentos da Asus, obtidos pelo site site Videocardz, confirmam as especificações técnicas do novo modelo e dão uma ideia concreta do que pode ser esperado da nova consola que será lançada oficialmente na Computex 2024.
Tal como se esperava, a ROG Ally X vai ter uma bateria de 80 Wh, o dobro da bateria da Ally original e 24 GB de memória RAM LPDDR5(X)-7500. A ranhura para o SSD vai permitir a instalação de SSD M.2 2280 ao contrário da anterior que apenas podia usar SSD M.2 2230. A ventoinha vai encolher e receber lâminas mais finas, capazes de aumentar o fluxo de ar em 10% em relação às do modelo original. Para além disto, as outras especificações da consola vão manter-se: a APU continua a ser uma Ryzen Z1 Extreme da AMD e o ecrã é FullHD de 120 Hz
A maior capacidade e velocidade da memória RAM traz vantagens à Ally X, especialmente em títulos que necessitam de mais VRAM. Os gráficos também vão beneficiar com a presença de memória mais rápida e espera-se uma velocidade mais alta.
A Asus também vai substituir a entrada ROG XG Mobile, usada para ligar um GPU externo, com uma tomada USB4 Type-C com DisplayPort 1.4 e Power Delivery 3.0. Isto quer dizer que será possível continuar a usar um GPU externo e carregar a bateria ao mesmo tempo.
Estas alterações querem dizer que a consola vai “engordar” 0,5 cm e ganhar mais 70 gramas, em comparação com o modelo original. Apesar disto, a ROG Ally vai continuar a ser bastante mais leve que a Legion Go da Lenovo e manter-se com um peso e dimensões semelhantes às da Steam Deck OLED da Valve.
Ainda não há indicação se o preço da ROG Ally X se mantém igual ao da versão anterior.