Apesar dos esforços levados a cabo pela Microsoft para seduzir mais utilizadores para mudarem do Windows 10 para o Windows 11, segundo os dados publicados no site Statcounter e do inquérito da loja Steam, no mês passado, a quota de mercado global do Windows 11 desceu e a do Windows 10 subiu.
O Windows 11 atingiu a maior quota de mercado de todos os sistemas operativos da Microsoft em Fevereiro deste ano, tendo chegado aos 28,16%. No mês anterior, a quota do Windows 10 desceu para 66,47%, a mais baixa desde Dezembro de 2019.
Os números publicados pelo Statcounter relativos a Março inverteram a tendência. A quota de marcado do Windows 11 baixou 1,146% para 26,72% e a quota do Windows 10 subiu 2% para 69,07%.
Em Fevereiro, a Microsoft começou uma campanha para convencer os utilizadores do Windows 10 a mudarem para o Windows 11 através de uma série de pop-ups. O sistema de actualização dava a hipótese de instalar logo ou mais tarde. Já a opção para manter o Windows 10 estava discretamente junto ao fundo da janela.
Mas não é só o Statcounter que mostra que os utilizadores não são grandes fãs do Windows 11. O inquérito da loja Steam (que lê o hardware e software que estão presentes nos computadores dos utilizadores da loja), indica que o Windows 11 também não é o preferido. Pelo segundo mês consecutivo, a quantidade de utilizadores com Windows 11 decresceu e a do Windows 10 aumentou. A versão anterior do sistema operativo tem agora 54,4% de quota e o Windows 11 tem 41,6%.
Tanto os dados do Statcounter como os do inquérito da loja Steam podem não mostrar uma imagem 100% fiel da quantidade real de utilizadores de cada plataforma, mas conseguem dar uma boa ideia dos níveis de adopção de produtos de software e hardware.