A Vodafone anunciou que, a partir desta Terça-Feira, vai fazer subir a velocidade máxima de acesso à Internet na rede fixa, com fibra óptica. Actualmente, o limite é de 1 Gpbs, mas com a «tecnologia de última geração» que a operadora vai lançar, este valor passa para os 10 Gpbs.
Como seria de esperar, este aumento de velocidade vem acompanhada de uma subida de preço: neste caso, é em forma de um «aditivo» que custa mais 50 euros, além da mensalidade do pacote fibra3 Play (45,50 euros). Como este é único em que podemos tirar partido da velocidade máxima de 10 Gbps, o preço sobre para 95,50 euros/mês.
A Vodafone lembra que, para ter acesso aos 10 Gbps é preciso ter um Smart Router 10 Gbps com Wi-Fi 6 (que já vem incluído fibra3 Play) e um «computador com porta Ethernet de 10 Gbps ou um adaptador Thunderbolt 3 de 10 Gbps, juntamente com um cabo de categoria 6 ou superior».
Para já, a contratação desta velocidade está limitada a Lisboa e Porto, com a operadora a dizer que será «gradualmente estendido pelo País».