A HT-AX7 da Sony não é uma coluna Bluetooth típica que serve para levar para férias, quando queremos ouvir música junto à piscina. É, sim, um sistema surround portátil com uma pequena soundbar e dois satélites que pode ser usado, por exemplo, para ter som envolvente enquanto vê um filme na Netflix ou qualquer outro serviço de streaming, num dispositivo móvel.
Para carregar a bateria dos satélites, a Sony inventou um sistema interessante: no topo da coluna principal estão dois pequenos encaixes com uns pinos metálicos que encaixam na parte debaixo, para carregar as respectivas baterias. Apesar de ser interessante, isto tem um grande inconveniente: como as colunas satélite não ficam presas à principal, quando se transporta o sistema vai cada coisa para o seu lado.
A configuração é muito simples: assim que o ligamos, o HT-AX7 é imediatamente detectado pelo Android ou iOS para prosseguir com o emparelhamento. Depois, para acabar a configuração, tem de se instalar e usar a app Home Theater. O HT-AX7 tem dois modos de funcionamento principais: o ‘normal’, em que as colunas produzem apenas um efeito estéreo; e ‘envolvente’, em que ocorre um pós-processamento para separar o som pelas colunas e onde é acrescentado um pouco de reverberação para criar o efeito surround. Como é óbvio, no primeiro, o som fica menos profundo, mas os graves aparentam ser mais potentes. Já no segundo, o resultado é mais vivo, mas os graves perdem força. Apesar de o som ser surpreendentemente bom, falta-lhe sempre aquele ‘humpf’ dos graves, o que pode ter que ver com o tamanho e configuração da coluna principal ou com a equalização.
A Sony diz que o sistema consegue funcionar durante trinta horas com uma carga completa da bateria, o que nos meus testes ficou comprovado. Neste campo, o único ponto fraco é que, mesmo desligada, a coluna tem sempre um consumo fantasma: se a deixar desligada uns dias, e a quiser usar, a bateria estará completamente descarregada ou quase.
Distribuidor: Sony
Preço: €549