A Bandora é a startup vencedora da fase nacional da 5.ª edição do Zurich Innovation Championship (ZIC), o programa de inovação da seguradora que permite que startups de todo o mundo testem ideias que tentam resolver os desafios do sector.
Este ano, a iniciativa recebeu 70 candidaturas em Portugal e a startup nacional, que se dedica à transformação digital e energética dos edifícios, ganhou a competição com uma solução que permite a diminuição significativa da pegada carbónica e dos custos com ajuda de machine learning. Nuno Martins, Innovation Lead da subsidiaria portuguesa da seguradora, explica a escolha da vencedora: «É o reflexo desta nossa ambição contínua de criarmos impacto positivo através da inovação».
As startups eleitas nos diferentes países avançam agora para a fase global do ZIC, na qual serão seleccionadas 10 vencedoras que vão integrar um programa de aceleração, receber um financiamento que pode ir até 100 mil dólares e ter mentoria de diferentes líderes do Zurich Insurance Group e de especialistas externos.
Depois do período de aceleração, que decorre até Setembro, as soluções que respondem às necessidades dos clientes podem ser implementas em diversos países onde o Zurich Insurance Group está presente e, até ao final do ano, podem transformar-se em soluções conjuntas.