O Runway Gen-2 é um serviço online que permite a criação de imagens e vídeos exclusivamente através de inteligência artificial. A ideia partiu de três amigos – Cristobal Valenzuela, Anastasis Germanidis e Alejandro Matamala – que fundaram a empresa com o mesmo nome (Runway), em 2020. O objectivo é oferecer ferramentas para a criação e manipulação de conteúdos multimédia: a Gen-2 é a mais recente versão. Enquanto a Gen-1 necessitava que o utilizador carregasse um vídeo para o serviço, para ser usado como base para a criação do novo conteúdo, esta dispensa tudo isso e funciona exclusivamente através de prompts (ordens ou comandos) inseridos pelo utilizador.
Como usar o Runway Gen-2
A primeira coisa a fazer é aceder ao site da empresa: runwayml.com (se tiver um iPhone, também pode instalar a aplicação, que apenas está disponível para iOS). Aparentemente, o Runway não “gosta” muito do Edge, mas funciona bem com o Chrome. Para usar esta ferramenta de IA, tem de criar uma conta, que é gratuita: pode definir credenciais de acesso ou usar o seu login Google ou Apple. Depois de criar a conta, o serviço começa com 125 créditos e, por cada segundo de vídeo gerado, são gastos 5. A conta gratuita não permite acrescentar créditos, mas é o suficiente para ficar a saber se quer, ou não, pagar por uma conta com menos limites.
A interface do Runway inclui uma coluna, à esquerda, onde estão as várias acções que pode fazer com o serviço, divididas em três secções principais: ‘Vídeo’, ‘Imagens’ (ambas com edição e geração) e ‘3D’.
Crie o seu primeiro vídeo
1 – Clique em ‘Generate videos’. O topo do site muda e aparecem dois botões: ‘Start with image’ e ‘Start with text’. Como os nomes indicam, a primeira opção permite carregar uma imagem para servir de base ao vídeo e a segunda gera um vídeo a partir do texto que inserir. Clique em ‘Start with text’.
2 – O conteúdo muda para um ecrã onde pode descrever a cena do vídeo que quer gerar, algo que apenas pode ser feito em inglês. De seguida, clique em ‘Free preview’ para ver o resultado antes gerar o vídeo final e gastar os créditos. O prompt que inserimos para gerar o vídeo foi ‘ondas a rebentar contra as rochas, num planeta distante’.
3 – Este é o resultado final. Pode optar por gastar mais créditos e aumentar o tamanho do vídeo ou partilhá-lo através de um link.