A Asus anunciou um novo microfone para gaming e streaming, na linha de outros equipamentos semelhantes de marcas rivais, como os Seiren da Razer ou o Yeti GX, da Logitech. Este é o segundo equipamento do género da linha ROG, depois do Magnus.
O ROG Cranyx é um modelo cardioide («minimiza» a captação de sons dos lados e de trás) com uma «cápsula condensadora de 25 mm, uma velocidade de amostragem de 24 bits / 192 kHz» e um «filtro high-pass que reduz o ruído de baixa frequência, abaixo dos 80 Hz».
Segundo a Asus, o Cranyx traz ainda um pop filter com «camadas de espuma e malha» e um «suporte antichoque premium, robusto e totalmente metálico, que inclui cabos de suspensão elásticos». Isto serve para «isolar o microfone de vibrações externas, como toques no teclado ou cliques do rato, que podem atravessar a mesa».
Como controlos físicos, este microfone inclui um botão de mute e outro que permite ajustar o volume e ligar/desligar o filtro high-pass. Também é possível ligar auscultadores ao Carnyx, com uma ficha jack de 3,5 mm; ao computador, a ligação é feita por USB-C.
Tal como outros microfones para o mesmo fim, este também tem RGB, neste caso Aura Sync, com a gestão a der feita com o software Armoury Crate, da Asus. O preço é de 209,99 euros