A empresa nacional Volt-E anunciou que se vai antecipar a um regulamento europeu e começar, já a partir de hoje, a instalar postos de carregamento de veículos eléctricos compatíveis com pagamentos por cartão bancário.
Isto é, precisamente, o objectivo da Alternative Fuels Infrastructure Regulation (AFIR) da UE: «Esta regulamentação estabelece a obrigação de os postos públicos de carregamento de veículos elétricos instalados após 13 de Abril de 2024 integrarem leitores de cartões de pagamento, incluindo a opção de pagamento através de cartão bancário», explica a Volt-E.
Até aqui, os pagamentos nestes postos (de qualquer operadora) tinham de ser feitos com um cartão RFID ou uma app, o que «gerava uma complexidade desnecessária, com a necessidade de cartões de fidelização», lembra a empresa.
Segundo a Volt-E, a experiência de pagamento é semelhante a uma qualquer compra com cartões Multibanco, Visa, MasterCard ou American Express, como, por exemplo, a que já existe em gasolineiras, em que os abastecimentos se pagam na própria bomba.
«Além disso, esta opção de pagamento torna o carregamento de veículos elétricos mais acessível a um público mais amplo, como por exemplo turistas que visitem o nosso país. A partir de agora não será necessário estar vinculado a comercializadores de eletricidade de mobilidade elétrica (CEME) ou possuir cartões ou apps específicas para aceder aos pontos de carregamento, sublinha a Volt-E.