Finalmente, quase oito anos depois de a PlayStation ter lançado os PS VR, a Microsoft vai mesmo ter uns óculos de realidade virtual – e quem anunciou a novidade foi a… Meta. Isto acontece, porque a empresa de Mark Zuckerberg será responsável pela chegada desta tecnologia à Xbox.
«Estamos a trabalhar novamente em conjunto [com a Microsoft] para criar uns Meta Quest de edição limitada, inspirado na Xbox», disse a dona do Facebook, num comunicado que pode ser lido online, sobre o novo ecossistema de realidade mista da Meta.
Para já, não se sabem mais detalhes sobre este modelo, mas pelo que a empresa diz, serão muito semelhantes aos Meta Quest 3, a mais recente versão destes óculos de VR. De acordo com um post de Zuckerberg no Instagram, este headset já vem com «comandos Xbox e um Game Pass» incluídos, para que seja possível «começar imediatamente a jogar, em qualquer lugar».
No mesmo comunicado, a Meta diz ainda que a Asus e a Lenovo se comprometeram com o desenvolvimento de novos headsets de realidade virtual/aumentada com chips Snapdragon, compatíveis com o seu novo ecossistema, o Meta Horizon OS.
Lembre-se que a Microsoft chegou a ter em desenvolvimento um sistema de RV baseado no Kinect para ser usado com a Xbox One X, mas o projecto nunca chegou a tornar-se realidade. A empresa tem ainda os HoloLens, mas apenas para aplicações profissionais.