No final do ano passado, a Qualcomm anunciou que ia começar a concorrer com a AMD e Intel no mercado dos processadores para PC com o novo SoC (System on a Chip) Snapdragon X Elite. Este anúncio foi feito em Outubro, antes de a Intel anunciar o que caracterizou como os seus “processadores para dispositivos móveis mais avançados de sempre”, os Meteor Lake, mais tarde baptizados como Core Ultra. Agora que já possível comprar computadores com estes processadores Intel, a Qualcomm vem dizer que o Snapdragon X Elite é muito superior às ofertas da Intel.
Quando a Qualcomm anunciou o Snapdragon X Elite, só podia compará-lo com os com os processadores Intel de 13ª geração. Na altura a empresa disse que o X Elite conseguia um nível de desempenho comparável com o do Intel Core i9-13980HX com um consumo energético 70% menor. Quando comparado com o M2 da Apple, o chip da Qualcomm tinha o mesmo desempenho e consumo 30% menor. Um mês depois, a Intel lançou os Meteor Lake que trazem muitas melhorias em relação aos chips da geração anterior, tanto ao nível do desempenho como ao nível dos consumos, mas a Qualcomm continua a dizer que o X Elite é melhor.
A Qualcomm revelou várias informações à PC World que mostram que o novo SoC é melhor que os chip mais recentes da Intel. A empresa disse que o desempenho no modo single-thread o novo Snapdragon é 54% mais rápido que o Intel Core Ultra 7 155H em condições em que o consumo energético é igual, se se igualarem os desempenhos, o Snapdragon é 65% mais eficiente. Em aplicações multi-thread, o X Elite é 52% mais rápido que o chip da Intel com o mesmo consumo energético ou 60% mais eficiente quando se sincronizam os desempenhos dos dois chips.
Para além disto, a Qualcomm diz também que o Snapdragon X Elite é mais rápido que o Meteor Lake topo de gama, o Core Ultra 9 185H. A empresa revela que em modo single-thread, o X Elite é 51% mais rápido com o mesmo consumo energético ou 65% mais eficiente ao mesmo nível de desempenho. No modo multi-thread, é 41% mais rápido e quando se equivalem os desempenhos, o Snapdargon gasta menos 58% de energia.
O Core Ultra 7 155H tem seis núcleos de desempenho, oito núcleos de eficiência energética e mais dois de baixo consumo. O Core Ultra 9 185H tem o mesmo número de núcleos, mas em modo boost é 300 MHz mais alto que nos outros modelos. Comparando, o Snapdragon X Elite tem 12 núcleos Oryon com arquitectura Arm, mas não usa um design híbrido com núcleos com consumos energéticos diferentes.
Espera-se que os primeiros portáteis que usam o novo chip da Qualcomm cheguem ao mercado na segunda metade de 2024 e esta é a primeira vez que a Qualcomm vai concorrer directamente com a AMD e a Intel no segmento dos computadores portáteis com sistema operativo Windows.