Depois de 48 anos em que fez funcionar centenas de dispositivos mais ou menos icónicos, o processador Zilog Z80 vai deixar de ser produzido. Originalmente, este CPU foi baseado no 8080 da Intel e acabou por ser um dos processadores de 8 bits mais usados de sempre.
O Z80, desenvolvido por Federico Faggin, vai deixar de ser produzido em breve e quem estiver interessado tem apenas alguns meses para fazer encomendas antes de o fabricante deixar de o suportar.
De acordo com a comunicação da Zilog, o Wafer Foundry Manufacturer (WFM) vei deixar de aceitar encomendas em meados de Junho. A Zilog vai processar as encomendas restantes com base na procura por parte dos clientes e o WFM vai dar informação acerca das datas de entrega. Dependendo da procura, a empresa vai impor regras apertadas quanto às quantidades mínimas e máximas.
The Zilog Z80 is discontinued. pic.twitter.com/oCxVyl7IhT
— いやてむ @ 自己の死 (@iyatemu) April 19, 2024
Federico Faggin começou por trabalhar na Intel e fundou a Zilog em 1974 depois de ter terminado o trabalho no Intel 4004, o primeiro CPU de 4 bits. O Zilog Z80 foi lançado em Julho de 1976, tendo sido concebido como uma extensão do 8080 da Intel que era compatível ao nível do software.
Este chip foi desenhado por uma equipa de 12 pessoas e foi um grande sucesso. Isto permitiu à Zilog estabelecer as suas próprias fábricas de chips e contratar mais de 1000 empregados em menos de dois anos. Tal como o 8080 da Intel, o Zilog Z80 foi desenhado para ser integrado em sistemas completes, mas tornou-se um dos componentes mais procurados para hardware para jogos nas décadas de 70 e 80 do Século passado.
O Z80 foi usado em muitos computadores domésticos e consolas, incluindo o ZX Spectrum, Sega Master System, Game Boy e Game Boy Color da Nintendo. O chip também foi usado em muitas máquinas de arcada, como a do Pac-Man original. Para além de estas aplicações, o Z80 foi muito usado em hardware militar, sintetizadores musicais, como o Roland Jupiter-8 e muitos outros dispositivos electrónicos.
A Zilog licenciou a tecnologia do Z80 às empresas americanas Synertek e Mostek e també à europeia SGS/STMicroelectronics. O design do Z80 foi replicado mais tarde por várias empresas japonesas como a NEC, Toshiba, Sharp e Hitachi.