A Xbox pode ser a primeira consola de jogos a ter um assistente com IA. De acordo com o The Verge, a Microsoft está a testar um chatbot com inteligência artificial que responde a perguntas do utilizador sobre todo o ecossistema Xbox; um dos exemplos dado é a capacidade de «processar reembolsos de jogos a partir do site de apoio ao cliente» da empresa.
Ao The Verge, a Microsoft confirmou a existência deste chatbot: «Estamos a testar um agente virtual de apoio Xbox, um protótipo interno de uma personagem animada que pode consultar tópicos do Suporte Xbox com voz ou texto».
Segundo Haiyan Zhang, director-geral de IA de jogos da Xbox, o protótipo que está a ser testado «usa linguagem natural e vai buscar informação à documentação do Suporte Xbox», o que «torna mais fácil e rápido obter ajuda com temas relacionados com apoio ao cliente».
Este chatbot é «semelhante ao da plataforma que a Microsoft» disponibiliza para que empresas (como a «Vodafone ou a PwC») criem os seus próprios assistentes digitais com inteligência artificial, o Azure AI Bot Service.
Outros dos projectos relacionados com IA para Xbox incluem o recurso a esta tecnologia para «criar conteúdos de jogos», «arte e NPC [non-playable characters]» e o desenvolvimento de versões do Copilot para «tarefas de segurança e moderação». Neste momento ainda não há uma data concreta para o lançamento deste chatbot de IA nas consolas Xbox.