Há um ano, tínhamos feito um artigo de 1 de Abril sobre o facto de passar a ser possível gerar móveis do Ikea com recurso a inteligência artificial, via ChatGPT – agora, a ficção quase que se torna realidade, embora o objectivo seja outro.
Ainda sem capacidade para gerar móveis, a inteligência artificial chega ao Ikea, mas com outro objectivo: «Visualizar qualquer produto na nossa própria casa, em tempo real», diz a marca. A plataforma, que chega ao site das lojas suecas a 23 de Abril, chama-se Kreativ e «permite criar réplicas em 3D, editáveis e realistas dos espaços, com dimensões e perspectivas precisas».
Estas réplicas são «obtidas através de fotografias, que podem ser editadas e personalizadas com produtos Ikea à escolha». Desta forma, podemos, simplesmente, “apagar” os móveis que temos em casa e substituí-los por novos, para vermos como ficaria o espaço se fosse remodelado. Depois, o que escolhermos, pode ser transformado numa «lista de compras» ou «ficar guardada na conta pessoal» do Ikea.
Segundo a marca sueca, esta tecnologia foi desenvolvida pela Geomagical Labs, uma «empresa especializada em inteligência artificial que pertence ao Ingka Group [que detém as lojas Ikea] desde 2020».